L Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia 2023

Dados do Trabalho


Título

HLA COMO FERRAMENTA DE INVESTIGAÇÃO EM FARMACODERMIAS GRAVES

Resumo

Introdução:
Variantes alélicas do HLA têm sido relacionadas à suscetibilidade a reações cutâneas graves relacionadas a drogas e grupos populacionais. Recentemente, estudos de sequenciamento genômico identificaram o alelo B*13:01 relacionado ao maior risco de DRESS por sulfametoxazol em população asiática, com valor preditivo positivo e negativo de 3,64% e 99,92%, respectivamente.
Relato de caso:
JN, 70 anos, brasileiro, masculino, descendente de japoneses, diabético, foi internado com febre alta, exantema difuso maculopapular pruriginoso, edema centro-facial, eosinofilia significativa e importante aumento de transaminases hepáticas. Teve diagnóstico de DRESS (Regiscar 5). As drogas suspeitas (amoxicilina com clavulanato e sulfametoxazol), utilizadas por 21 dias para abscesso dentário, ambas com escala de NARANJO possível, foram suspensas. Iniciada corticoterapia com 1 mg/kg/dia de prednisolona. Evoluiu com volumosa coleção purulenta com área de necrose em nádega esquerda. A equipe de cirurgia geral fez drenagem e desbridamento da lesão, e indicou esquema antibiótico segundo perfil sensibilidade da hemocultura. Houve crescimento de estaphylococcus mais sensível a betalactâmicos, um dos grupos suspeitos. A tipagem HLA realizada revelou paciente portador do haplótipo HLA-B*13: 01/C*03:04 relacionado a DRESS por sulfametoxazol em asiáticos. A cefalexina foi utilizada com boa tolerância com cicatrização completa da lesão.
Discussão:
Embora ainda não recomendada em bula pelas agências regulatórias para prevenção de reações graves por sulfametoxazol, a tipificação HLA pode ser utilizada em pacientes asiáticos ou seus descendentes candidatos a tratamento. No caso em questão, mostrou-se importante ferramenta para tomada de decisão de tratamento antibiótico essencial para a boa evolução do quadro, uma vez que permitiu reforçar a causalidade do sulfametoxazol.

Área

Hipersensibilidade a medicamentos

Autores

Tatiana Guerra de Andrade, Maria Ines Perelló, Assunção de Maria Gusmão Ferreira de Castro, Sonia Conte, Fabio Kuschnir, Gabrielle Chataque, Daniele de Azevedo Lemos Brito, Lika Nishimori, Gabriela Dias, Anna Carolina Nogueira Arraes