L Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia 2023

Dados do Trabalho


Título

Mepolizumabe: uma alternativa eficaz para o tratamento de aspergilose broncopulmonar alérgica (ABPA)?

Resumo

Introdução: ABPA é uma importante complicação da asma, cujo tratamento de escolha é a corticoterapia sistêmica. Em pacientes cortico-dependentes o uso de imunobiológicos pode ser uma alternativa. Apresentamos um caso de ABPA com asma de difícil controle que demonstrou boa resposta ao mepolizumabe.

Relato de caso: Feminina, 61 anos, asma desde a infância, encaminhada ao serviço de imunologia em 1995 com queixa de dor intensa em hemitorax esquerdo com piora à inspiração e tosse crônica produtiva. Apresentou baciloscopias negativas no escarro, RX de tórax com condensação em LSE, espirometria com VEF1 pré-BD de 1.30L e pós-BD de 1.51L, teste cutâneo por puntura positivo para ácaros e Aspergillus fumigatus, além de IgE total elevada. Realizado o diagnóstico de ABPA. Evoluiu com despertares noturnos recorrentes, tosse produtiva, dispneia e sibilância, alternando com períodos de melhora parcial do quadro. Em 2000 foram identificadas bronquiectasias centrais em TC de tórax. Paciente persistia com asma não controlada e diversas internações hospitalares, mesmo em uso de corticoterapia oral, itraconazol e azitromicina. Em 2016 foi indicado omalizumabe 600mg quinzenal e após 4 meses apresentou melhora parcial do quadro clínico, porém após suspensão do fornecimento da medicação teve agravo dos sintomas. Reintroduzido o anti IgE sem melhora do quadro. Em junho de 2022 foi indicado mepolizumabe, com melhora significativa dos sintomas após 4 doses, porém houve nova interrupção do fornecimento deste. Em 2023 retornou com o uso de mepolizumabe apresentando controle da asma (ACT=25) entretanto mantendo o padrão espirométrico.

Discussão: O mepolizumabe parece ser uma excelente alternativa terapêutica para o tratamento da ABPA, com relatos na literatura mundial. Este relato corrobora para esta impressão.

Área

Outros

Autores

Solange Oliveira Rodrigues Valle, Renato Monteiro de Almeida Magalhães, Guilherme Gomes Azizi, Daniela de Abreu e Silva Martinez, Ana Paula de Brito Dias, Gabriel Augusto de Almeida Cardoso Leitão, José Elabras Filho