L Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia 2023

Dados do Trabalho


Título

Rinossinusite fúngica alérgica em paciente pediátrico: Relato de caso

Resumo

Introdução: A rinossinusite fúngica alérgica (RSFA) é um subtipo de rinossinusite crônica (RSC) com pólipos nasais (PN), caracterizada por mucina eosinofílica nas cavidades sinusais expandidas e hipersensibilidade tipos I e III a elementos fúngicos. Relatamos o caso de um jovem diagnosticado com RSFA.
Relato de caso: Masculino, 12 anos, com rinite alérgica (RA), congestão nasal bilateral, mais acentuada à esquerda. Evoluiu com abaulamento em dorso nasal à esquerda e globo ocular ipsilateral. Realizou tomografia computadorizada de seios paranasais que evidenciou velamento dos seios frontais, maxilar esquerdo e densidade elevada de células etmoidais a esquerda, remodelamento ósseo com abaulamento da parede medial do seio maxilar e lâmina orbital esquerdos, adelgaçamento do trabeculado etmoidal esquerdo e espessamento mucoso do seio esfenoidal. Hipóteses: lesão tumoral benigna, infecção fúngica e estesioneuroblastoma. Foi submetido à cirurgia endoscópica com retirada do material. Exame histopatológico revelou material eosinofílico e coloração pela prata de Grocott revelou hifas de etiologia inconclusiva. A cultura para fungos foi positiva para Curvularia sp. Exames laboratoriais: IgE total 1963UI/mL, IgEs positivas para ácaros. Iniciado Prednisona 0,5mg/kg/dia por 2 semanas, e depois dias alternados por 3 meses com controle da doença.
Discussão: No caso relatado diagnosticamos RSFA em jovem imunocompetente, com história de abaulamento em face associado a RA e PN que favoreceu o desenvolvimento dessa enfermidade por confinamento do fungo nos seios paranasais. O diagnóstico foi confirmado pela identificação da mucina alérgica, IgE total elevada, além de estudo micológico do material extraído durante a cirurgia, observando no exame direto hifas e na cultura o crescimento de Curvularia sp. Devido à alta taxa de recorrência o tratamento da RSFA contempla a combinação de cirurgia e terapia medicamentosa.

Área

Rinite, rinossinusite, polipose nasal e alergia ocular

Autores

Daniela de Abreu e Silva Martinez, Sérgio Duarte Dortas Junior, Fabiana Chagas da Cruz, Maria da Gloria Carvalho Barreiros, Adriana Caroli-Bottino, Priscilla de Souza Campos dos Santos, Solange Oliveira Rodrigues Valle, Priscila Novaes Ferraiolo