Dados do Trabalho
Título
Dessensibilização ao tocilizumabe em paciente pediátrica com artrite idiopática juvenil
Resumo
INTRODUÇÃO:
A artrite idiopática juvenil (AIJ) é uma doença inflamatória crônica. O tocilizumabe (anti-Interleucina-6) é uma opção terapêutica eficaz no tratamento da AIJ, porém há descrição de reações de hipersensibilidade graves durante seu uso. Relatamos um caso de uma paciente com necessidade do uso de tocilizumabe, sendo submetida ao procedimento de dessensibilização.
RELATO DO CASO:
Menina, 5 anos de idade, com diagnóstico de artrite idiopática juvenil, realizado tratamento prévio com tocilizumabe na dose de 12 miligramas/quilo, a paciente apresentou angioedema e urticária na primeira infusão e anafilaxia na segunda infusão. Evoluiu com inúmeras intercorrências como citomegalovirose, síndrome de ativação macrofágica, e persistência de sintomas articulares sem resposta ao uso de metotrexato, ciclosporina, etanercepte, canaquinumabe e rituximabe. Indicado dessensibilização ao tocilizumabe. Realizado prick test com tocilizumabe (20 miligramas/mililitro), seguido de teste intradérmico com tocilizumabe nas diluições de 1:100 e 1:10, negativos. O procedimento foi realizado em unidade de terapia intensiva com pré-medicações: desloratadina e metilprednisolona. A dessensibilização foi realizada com protocolo preestabelecido em 8 etapas com monitorização e ajustes na velocidade de infusão a cada 15 minutos finalizado com sucesso.
DISCUSSÃO:
A dessensibilização ao tocilizumabe constitui uma forma eficaz e mais segura de tratamento em pacientes com história de reações de hipersensibilidade graves sem outras opções terapêuticas. Este procedimento deve ser realizado através de protocolos bem delineados, por equipe especializada no atendimento de possíveis reações de hipersensibilidade em ambiente hospitalar adequado.
Área
Hipersensibilidade a medicamentos
Autores
Lais Fukuda Cuoghi, Maria Eduarda Trocoli Zanetti, José Eduardo Seneda Lemos, Stephanie Zago Geraldino, Matheus Henrique Botaro, Ana Claudia Rossini Clementino, Laura Cardoso Brentini, Nathalia Ventura Stefli, Renata Gomes de Oliveira, Ulissis Padua de Menezes