L Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia 2023

Dados do Trabalho


Título

Qualidade de vida em pacientes com suspeita de hipersensibilidade a medicamentos

Resumo

Introdução: A hipersensibilidade a medicamentos é uma causa importante de mortalidade e morbidade, incluindo comprometimento da qualidade de vida (QV) relacionada à saúde. O questionário Drug Hypersensitivity Quality of Life Questionnaire (DrHy-Q), originalmente desenvolvido e validado por um grupo italiano, pode ser utilizado para verificar o impacto da hipersensibilidade a drogas na QV.

Métodos: Foi utilizada uma versão validada traduzida para o português do Brasil do DrHy-Q (DrHy-Qb) para avaliar a QV em pacientes consecutivos de um Centro de Alergia a Medicamentos. O DrHy-Qb é composto por 15 questões que abordam diferentes aspectos ou dimensões, variando de 15 (melhor QV) a 75 (pior QV). Além do questionário, foram avaliados dados demográficos e clínicos. Todos os participantes assinaram um termo de consentimento informado. O questionário (DrHy-Qb) foi aplicado antes de qualquer procedimento diagnóstico (testes cutâneos e/ou provocação oral) em todos os pacientes e após os procedimentos em 17 pacientes.

Resultados: Foram estudados 29 pacientes (22 mulheres) entre 18 e 77 anos (média: 45,3; mediana 46,0) de ago/22 a jul/23. Quatorze tinham história de hipersensibilidade a anti-inflamatórios (AINEs), oito de anafilaxia perioperatória, três de alergia a beta-lactâmicos (BL), dois de hipersensibilidade a anestésicos locais, um de alergia a antibiótico não BL e um de farmacodermia grave. A pontuação média do DrHy-Qb inicial foi de 45,4 (mediana 47 – desvio-padrão (DP) 13,2). O escore mais alto foi 68, observado em 3 pacientes (2 com urticária crônica exacerbada por AINEs e 1 com anafilaxia perioperatória). Após os testes diagnósticos, a pontuação média do DrHy-Qb foi 45,5 (mediana 44 -DP 11,8).

Conclusões: O DrHy-Qb é uma ferramenta útil para avaliar a QV em pacientes com suspeita de hipersensibilidade a medicamentos. A hipersensibilidade a drogas tem um alto impacto na QV dos pacientes. Não houve mudança significativa do DrHy-Qb antes e depois dos testes.

Área

Hipersensibilidade a medicamentos

Autores

Alice d'Avila Costa Ribeiro, Mara Morelo Rocha Felix, Laira Vidal da Cunha Moreira, Camila Pacheco Bastos, Gabriela Andrade Coelho Dias, Nathália Mota Gomes de Almeida