L Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia 2023

Dados do Trabalho


Título

Upadacitinibe no tratamento de pacientes com dermatite atópica moderada a grave: série de casos

Resumo

Introdução: A dermatite atópica (DA) é uma doença inflamatória crônica da pele. O upadacitinibe é um inibidor seletivo e reversível de JAK1, aprovado para tratamento da DA moderada a grave em adultos e adolescentes a partir de 12 anos. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência do uso do upadacitinibe em uma série de pacientes com DA moderada/grave.

Métodos: Estudo transversal baseado na análise de prontuários de pacientes que utilizaram upadacitinibe desde 2022. Foram avaliados dados sociodemográficos, comorbidades, Escore de Gravidade da Dermatite Atópica (SCORAD) inicial e final, tempo de tratamento e efeitos colaterais.

Resultados: Foram analisados dados de 5 pacientes: duas do sexo feminino (17 e 18 anos) e os demais homens (31,48 e 54 anos). Quanto às comorbidades, 2 apresentavam rinite, um tinha asma e rinite e um transtorno de ansiedade. A média de duração do tratamento foi 11 meses (máximo 14 e mínimo 5). Todos foram avaliados antes de iniciar o tratamento (exames sanguíneos; radiografia de tórax e PPD; carteira de vacinação). A média dos valores iniciais de SCORAD foi 54,4 (mínimo 40,9 e máximo 64,8). Na última avaliação, a média dos valores de SCORAD foi 25,6 (mínimo 14,2 e máximo 35). Dois pacientes tiveram COVID e ambos suspenderam o upadacitinibe durante o quadro: um evoluiu bem e outro teve abscesso cutâneo com necessidade de drenagem logo após a COVID. Dentre os efeitos colaterais, foi observada acne em 1 caso e aumento transitório de CPK em outro, sem necessidade de interrupção do tratamento. Apenas 1 paciente substituiu o tratamento por dupilumabe após 5 meses (devido à eficácia). 3 pacientes haviam feito uso de imunossupressor antes do upadacitinibe (1 ciclosporina/ 1 metotrexato /1 ciclosporina e metotrexato).

Conclusões: Os pacientes com DA moderada a grave obtiveram redução significativa dos escores de gravidade da DA após início do tratamento com upadacitinibe. Os efeitos colaterais foram semelhantes aos citados na literatura.

Área

Dermatite atópica e de contato

Autores

Alice d'Avila Costa Ribeiro, Mara Morelo Rocha Félix, Laira Vidal Moreira, Gabriela Andrade Dias, Camila Pacheco