Dados do Trabalho
Título
Dermatite de contato alérgica por óleos essenciais: o relato de um fenômeno endêmico
Resumo
Relato de caso inédito de DCA a óleo de copaíba e a importância do diagnóstico e educação em saúde quanto a óleos essenciais.
Relato: Paciente feminino, 34 anos, tatuadora, história de aplicação de óleos essenciais: copaíba e hortelã-pimenta diretamente sobre a pele em sessão de fisioterapia, em primeiro contato. Após 24 horas apresentou prurido intenso em região ventral de antebraços, acompanhado de pápulas e placas eritematosas, vesículas e pústulas, distribuição simétrica e bem demarcada, sem associação com área fotoexposta. Tratada com corticoide sistêmico, complicada com sinais de infecção secundária local e necessidade de antibioticoterapia. Antecedentes: história prévia de reação eritemato-papular e secreção serosa com uso de brincos de metal, em exclusão, assintomática. Submetida a patch test com baterias padrão, regional, complementado com haptenos da bateria latino americana e com os óleos da paciente (in natura) Em 96h positividade com relevância definida: sulfato de níquel ++, hortelã +, copaíba +++, perfume mix +, própolis ++, fragrância mix II+. Foram excluídas substâncias com relevância definida e prescrito clobetasol com resolução.
Discussão: A DCA tem alta prevalência mundial (20%), sendo níquel o principal agente causal, seguido por fragrância mix I. Tal perfil sugere fenômeno endêmico e crescente de DCA que acompanha o movimento de maior consumo de produtos cosméticos e, ao mesmo tempo, de produtos tidos como naturais. Apesar de abrangente, a bateria padrão não parece ser suficiente para identificar agentes causais, sendo mais sensível neste caso o teste com os óleos in natura. A padronização dos reagentes diante desse novo perfil epidemiológico se faz necessária, sobretudo para evitar interpretações equivocadas de reações irritativas. O conhecimento acerca de DCA por óleos essenciais auxilia a desconstruir a visão de inocuidade de produtos naturais, atua na educação em saúde e na importância da prevenção entre pessoas com maior risco.
Área
Dermatite atópica e de contato
Autores
Alice Rocha de Magalhães, Jorge Kalil, Octavio Grecco