Dados do Trabalho
Título
Alergia ao látex no contexto ocupacional de profissionais da saúde: Uma revisão sistemática
Resumo
Introdução: A alergia ao látex, presente em luvas usadas por diversos profissionais da área da saúde, tem sido alvo de diversos estudos por seu caráter ocupacional. Nesse contexto, tem-se como objetivo analisar e descrever os principais aspectos fisiológicos e clínicos desta condição, observando possíveis correlações laborais.
Metodologia: Realizou-se uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados: PubMed, BVS e Scopus, usando os descritores “Allergy” e “Latex’’ com auxílio do operador booleano ‘’AND’’. foram encontrados 390 artigos, dos quais 12 foram incluídos na pesquisa após o processo de remoção das duplicatas e aplicação dos critérios de elegibilidade, dos quais 5 foram incluídos na análise quantitativa.
Resultados: Notou-se: incidência maior da hipersensibilidade tardia (tipo IV) como mecanismo patológico (cerca de 84%), maior acurácia diagnóstica do teste cutâneo por puntura em comparação ao exame de sangue e o uso de luvas como o principal fator desencadeante. As manifestações clínicas mais observadas foram: eritemas, prurido, lesões cutâneas com possibilidade de surgimento de bolhas e inflamação das mucosas da cavidade nasal, ausência de sinais sistêmicos. Não houve diferença significativa da incidência entre os sexos. uma mostra total de 7706 profissionais da área da saúde foram incluídos na análise quantitativa, dos quais 194 (2,518%) apresentaram os sintomas da alergia ao látex , a média dessa taxa por estudo foi de 12, 3% e desvio padrão foi de 13.1. Também foi observado que o teste positivo para a doença não indica necessariamente a presença dos sintomas no paciente.
Conclusões: A alergia ao látex, apesar de incidir com menor frequência sobre a população em comparação com outras alergias, demonstrou grande relevância clínica, uma vez que o estudo de seu tratamento e profilaxia podem revelar-se úteis para a melhoria da qualidade de trabalho e de vida de diversas profissões na área da saúde.
Área
Anafilaxia, Alergia a himenópteros e Alergia ao látex
Autores
Philippe Oliveira Lima, Darlisson Rodrigues Duarte, Maria Danyelle Farias de Oliveira, Amanda Karine Barros