L Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia 2023

Dados do Trabalho


Título

Vacina do COVID: há correlação com a Síndrome de Sjögren?

Resumo

Introdução:

A Síndrome de Sjögren é uma desordem autoimune crônica dos tecidos exócrinos, com comprometimento funcional das glândulas salivares e lacrimais. É frequentemente associada a manifestações sistêmicas extraglandulares, como secura bucal e ocular, propiciando alterações fisiológicas locais.
Nesse relato, descrevemos o caso de uma paciente adulta jovem, a qual foi vacinada contra COVID-19 (Pfizer) e desenvolveu Síndrome de Sjögren.

Relato de caso:

Paciente do sexo feminino, 37 anos, recebeu a primeira dose da vacina contra COVID-19 (Pfizer) e iniciou após 2 horas prurido generalizado, sem urticária associada. Fez uso de fexofenadina sem melhora. Após 15 dias, iniciou lesões eritematosas com edema em hemiface direita, seio direito e língua, além de ressecamento de língua, turvação visual e dores em região nucal, sendo iniciada prednisona. Após uma semana, apresentou fraqueza em membro superior esquerdo e aumento de volume em região parotídeo-massetérica esquerda de consistência firme à palpação, sem sinais flogísticos. Ao exame físico foram observadas alterações do padrão de coloração e textura do dorso da língua (atrofia das papilas), compatíveis com glossite, além de pápulas em membro superior. Exames laboratoriais demonstraram Anti-TPO de 5515 IU/ml, sem outras alterações. Negava doenças de base, uso contínuo de medicações e alergias. A paciente não fechou critérios para nenhuma outra doença e foi diagnosticada com síndrome de Sjögren.

Conclusão:
Relatamos o caso de síndrome de Sjögren que manifestou-se clinicamente após a administração da primeira dose da vacina contra a COVID-19. A etiologia de doenças auto-imunes não é bem estabelecida e fatores como infecções virais, medicamentos e vacinas podem ser fatores deflagradores.
Acreditamos que a doença autoimune sistêmica revelada em nosso paciente não possui relação causal com a vacina, mas sim que a vacinação pode ter sido o gatilho da SS em uma pessoa imunogeneticamente pré-disposta.

Área

Outros

Autores

Gabriella Lopes Rezende, Jorgete Maria e Silva, Soraya Regina Abu Jamra, Gabriela Chiquete, Déborah Batista Sant'Anna, Laura Cardoso Brentini, Ana Cláudia Rossini Clementino, Stephanie Zago Geraldino, Nathalia Ventura Stefli, Renata Gomes de Oliveira