Dados do Trabalho
Título
Dificuldades no diagnóstico de anafilaxia por ingestão de ácaros - Um Relato de Caso
Resumo
INTRODUÇÃO: A anafilaxia induzida pela ingestão de ácaros ou a “síndrome da panqueca”, é definida como uma reação anafilática, IgE mediada, associada à ingestão de alimentos que contém farinha de trigo contaminada por ácaros de poeira de estocagem ou domiciliar. Este diagnóstico deve fazer parte das investigações de anafilaxia sem causa aparente.
RELATO DE CASO: Mulher, 38 anos, com rinite alérgica, apresentava episódios de anafilaxia há 9 anos, o primeiro ocorrido após a ingestão de salgados em festa. Há 7 anos, ingeriu hambúrguer e a saturação de oxigênio chegou a 89%. Nesta ocasião, foi afastado angioedema hereditário e realizou pesquisa de IgE (ImmunoCAP ISAC) que foi positiva apenas para Blo t 2 e camarão. A triptase sérica era normal (4,02). A paciente continuava ingerindo camarão e trigo regularmente sem apresentar reação alérgica e, nestes 3 episódios negava atividade física ou uso de AINES. Recentemente, a paciente apresentou mais dois episódios de anafilaxia. O primeiro, ocorreu 2 horas após ingerir uma panqueca nordestina na casa de sua mãe. Verificou-se que a farinha era armazenada fora da geladeira e estava vencida há 4 meses. O segundo episódio ocorreu 40 minutos após comer bolo fora de casa. A paciente costuma comer bolo que ela mesmo prepara sem reações e então foi suspeitado de anafilaxia por ingestão de ácaros. Realizamos teste cutâneo (prick to prick) com a farinha utilizada na casa da mãe da paciente e com a farinha da casa da paciente, apresentando resultado positivo apenas para a farinha da casa de sua mãe. Posteriormente, esta farinha foi enviada para análise microscópica, que identificou a presença de ácaros.
DISCUSSÃO: A anafilaxia relacionada ao trigo (que pode ser tardia) e não é reproduzida mesmo com cofatores deve ser suspeitada de anafilaxia por ingestão de ácaros. Estes ácaros nem sempre são ácaros de estocagem, podem ser Dermatophagoides ou menos comum, Blomia, como neste caso.
Área
Anafilaxia, Alergia a himenópteros e Alergia ao látex
Autores
Fabiane Pomiecinski Frota, Clarice Almeida Alencar, Francisca Priscila Menezes Trigueiro