Dados do Trabalho
Título
IMPACTO DA IMUNOTERAPIA ESPECÍFICA COM ALÉRGENOS GLICOCONJUGADOS NA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM RINITE ALÉRGICA EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA NA CIDADE DE MANAUS
Resumo
Introdução: A imunoterapia alérgeno específica é capaz de modificar o curso natural das doenças alérgicas. O uso de alérgenos glicoconjugados com carboidratos derivados de S. cerevisiae tem ganhado destaque nos tratamentos imunoterápicos. Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto da imunoterapia com alérgenos glicoconjugados na qualidade de vida de pacientes com rinite alérgica, a fim de verificar seus efeitos benéficos. Esperou-se que a maioria dos pacientes demonstrassem uma melhora importante com o tratamento.
Métodos: Este é um estudo retrospectivo e quantitativo que envolveu a coleta de dados por meio de questionários e registros médicos. O questionário utilizado continha nove questões relacionadas à qualidade de vida, empregando o Rhinitis Control Assessment Test (RCAT) como referência. A coleta de informações a partir dos prontuários incluiu dados como idade, composição da imunoterapia, data de início do tratamento e adesão.
Resultados: Foram recrutados 50 pacientes com idade média de 19,6 a 15,4 anos. Quanto à observação de melhora após o início da imunoterapia, tal melhoria foi referida como moderada em 23 (46%), completa em 13 (26%), discreta em 12 (24%) e imperceptível em 2 (4%). O uso regular da imunoterapia foi observado em 49 (98%) dos pacientes acompanhados. O tempo de imunoterapia variou entre 1,5 e 41,3 meses, sendo 15 (30%) em terapia há menos de 6 meses, 19 (38%) entre 6 e 12 meses e 16 (32%) acima de 12 meses. Utilizando o teste exato de Fisher para comparação das frequências, houve diferença significativa entre a observação dos níveis de melhora e o tempo de imunoterapia com o p = 0,015, evidenciando resultados significativos em 12 meses de tratamento.
Conclusões: Desta forma, pode-se concluir que a imunoterapia com alérgenos glicoconjugados é uma intervenção terapêutica eficaz para pacientes com rinite alérgica, proporcionando uma melhora significativa na qualidade de vida e redução dos sintomas alérgicos.
Área
Imunoterapia e imunobiológicos
Autores
Naum Marques Medeiros Ribeiro, Alícia Matias Cortez, Geovana Oliveira Barbosa, Samara Andréa da Costa Fonseca, Felipe Alves de Paiva, Nádia de Melo Betti