Dados do Trabalho
Título
Anamnese ambiental e seu impacto na prevenção da ASMA
Resumo
Introdução: A biodiversidade e as exposições ambientais globais representam uma séria ameaça para a saúde das crianças, especialmente as doenças alérgicas e respiratórias, incluindo a asma, merecendo investigação e ação.
Objetivo: Avaliar a saúde ambiental de uma amostra de crianças residentes na zona rural do Município de Uruguaiana (Brasil) e o impacto na asma.
Método: Pais (n= 231) de crianças do ensino fundamental da zona rural do município de Uruguaiana (setembro a dezembro de 2022) responderam à Anamnese Ambiental em Pediatria (SBP)
Resultados: Os fatores associados positivamente à asma foram morar em área próxima a plantações com uso de agrotóxicos (40%, p=0,04), permanecer muito tempo na sala (51,5%, p=0,001), história materna de asma (15,2%, p=0,02) e história pessoal de rinite alérgica (57,6%, p=0,01).
Os fatores associados negativamente à asma foram usar gás GLP para cozinhar (16,7%, p=0,04), usar outros produtos de limpeza (99,5%, p=0,009), ter abastecimento de água em casa (28,8%, p=0,008) e ter acesso à Internet em casa (53,9%, p=0,03).
Conclusões: A Anamnese Ambiental possibilitou identificar as exposições desfavoráveis a que foram submetidas crianças e adolescentes da zona rural e que podem representar sérias ameaças ao desenvolvimento da asma.
Palavras-chave: saúde ambiental, crianças, adolescentes, alergias, doenças respiratórias.
Área
Asma e lactente sibilante
Autores
MARILYN URRUTIA-PEREIRA, HERBERTO CHONG NETO, PAULO OLIVEIRA LIMA, LAIZA MARQUES BAIDA, ANA CLARA SEBÁ, FELIPE DERRÉ TORRES, JOÃO PEDRO VIEIRA DA COSTA, GABRIELA BARCELOS LEIRIA, BRUNA SIMONETO MARQUES, DIRCEU SOLÉ