6º NEODENT CONGRESS

Dados do Trabalho


Título

Uso de Implante de Cerâmica como Opção para Reabilitação com Excelência Estética: relato de caso

Introdução

Nos últimos anos, os implantes cerâmicos têm ganhado uma posição de destaque em relação aos implantes fabricados em titânio, conquista baseada a partir de novas pesquisas, estabelecendo evidências científicas que descrevem experiências clínicas positivas com o uso destes implantes. Assim, surge uma nova possibilidade livre de metal, o que pode claramente favorecer resultados biológicos e estéticos.

Relato de Caso

Paciente, sexo masculino, 45 anos de idade, apresentando área desdentada na região do elemento 24, com sorriso gengival alto. Devido a necessidade de restabelecimento não somente da função, mas também estética, optou-se pela
instalação de um implante ZI (Neodent) 4.3 x 11.5 mm. Como foi obtido um travamento inicial de 20Ncm, foi instalado um parafuso de cobertura e aguardou-se um período de 60 dias. Na reabertura foi realizado a manipulação do tecido gengival e instalação de cicatrizador por 15 dias. A coroa provisória parafusada foi confeccionada sobre um munhão CR Peek e após o condicionamento gengival foi realizado o escaneamento intra-oral e a instalação da coroa de zircônia sobre uma Base ZI.

Conclusão ou Considerações finais

Diante dos acompanhamentos clínicos e radiográficos constatou-se ausência de complicações biológicas e mecânicas; saúde peri-implantar - sinais de osseointegração satisfatória, com preservação de nível ósseo marginal; e manutenção e excelência estética dos tecidos moles circunvizinhos. Essas condições descritas aumentam a previsibilidade, tendo sido uma alternativa de sucesso para a reabilitação com implantes cerâmicos em áreas de grande demanda estética.

Palavras Chave

Implantes cerâmicos; Reabilitação Oral; Zircônia; Perfil periimplantar.

Área

Geral

Autores

Ana Cecília Alencar Silva Leite, Elisa Mattias Sartori , Pedro Henrique Alencar Silva Leite, Ivete Aparecida Mattias Sartori