Dados do Trabalho
Título
PROPOSTA TÉCNICA PARA OBTER TECIDO CERATINIZADO EM IMPLANTES ZIGOMÁTICOS
Introdução
Os implantes zigomáticos têm se mostrado uma alternativa segura no tratamento de maxilas atróficas. Quando a técnica original é utilizada, a posição dos implantes fica desfavorável para a prótese, mas, em condições de ceratinização. Já, na técnica exteriorizada, é favorável para a prótese, porém, desfavorável para manter a gengiva ceratinizada. O objetivo deste relato de caso clínico é apresentar uma manobra de sutura que permita a manutenção do tecido ceratinizado em torno do implante zigomático mais distal.
Relato de Caso
Paciente do sexo feminino, 56 anos, apresenta atresia severa da maxila e anatomicamente as paredes deste osso possuem uma concavidade acentuada. Para esta condição, a técnica exteriorizada de instalação de implantes zigomáticos foi eleita a melhor opção para a reabilitação. Com o objetivo de reduzir tensões durante a sutura sobre os componentes protéticos, foi realizado o deslocamento anterior do retalho e uma rotação da mucosa para fechar a porção cruenta, garantindo ausência de tensão da gengiva deslocada para vestibular sobre o componente o minipilar, passividade no fechamento e manutenção da gengiva ceratinizada em torno dos implantes distais. Após 90 dias o resultado foi a manutenção desse tecido ceratinizado.
Conclusão ou Considerações finais
No caso apresentado, foi observado que por meio de um fechamento sem tensão sobre os componentes protéticos dos implantes zigomáticos a gengiva ceratinizada se manteve, garantindo assim a saúde peri implantar.
Palavras Chave
Implantes zigomáticos, gengiva ceratinizada, maxilas atróficas.
Área
Geral
Autores
MARCIO ELIAS BRITO FRANCÊS, JAMILE COELHO FRANCÊS BRITO MIRANDA