6º NEODENT CONGRESS

Dados do Trabalho


Título

PROPOSTA TÉCNICA PARA OBTER TECIDO CERATINIZADO EM IMPLANTES ZIGOMÁTICOS

Introdução

Os implantes zigomáticos têm se mostrado uma alternativa segura no tratamento de maxilas atróficas. Quando a técnica original é utilizada, a posição dos implantes fica desfavorável para a prótese, mas, em condições de ceratinização. Já, na técnica exteriorizada, é favorável para a prótese, porém, desfavorável para manter a gengiva ceratinizada. O objetivo deste relato de caso clínico é apresentar uma manobra de sutura que permita a manutenção do tecido ceratinizado em torno do implante zigomático mais distal.

Relato de Caso

Paciente do sexo feminino, 56 anos, apresenta atresia severa da maxila e anatomicamente as paredes deste osso possuem uma concavidade acentuada. Para esta condição, a técnica exteriorizada de instalação de implantes zigomáticos foi eleita a melhor opção para a reabilitação. Com o objetivo de reduzir tensões durante a sutura sobre os componentes protéticos, foi realizado o deslocamento anterior do retalho e uma rotação da mucosa para fechar a porção cruenta, garantindo ausência de tensão da gengiva deslocada para vestibular sobre o componente o minipilar, passividade no fechamento e manutenção da gengiva ceratinizada em torno dos implantes distais. Após 90 dias o resultado foi a manutenção desse tecido ceratinizado.

Conclusão ou Considerações finais

No caso apresentado, foi observado que por meio de um fechamento sem tensão sobre os componentes protéticos dos implantes zigomáticos a gengiva ceratinizada se manteve, garantindo assim a saúde peri implantar.

Palavras Chave

Implantes zigomáticos, gengiva ceratinizada, maxilas atróficas.

Área

Geral

Autores

MARCIO ELIAS BRITO FRANCÊS, JAMILE COELHO FRANCÊS BRITO MIRANDA