Dados do Trabalho
Título
REABILITAÇÃO DE ÁREA ESTÉTICA COM IMPLANTE CERÂMICO, STICK BONE E FIBRINA RICAS EM PLAQUETAS
Introdução
Os implantes dentários de titânio são uma forma de tratamento padrão para pacientes parcial ou totalmente desdentados. Oferecem excelente biocompatibilidade e diversas formas de tratamento. No entanto, algumas exigências contemporâneas como uma alta exigência estética e receio em relação a sensibilidade ao titânio trouxeram os implantes cerâmicos de zircônia como uma alternativa de tratamento viável. O material de escolha é o policristal de zircônia tetragonal estabilizado com ítria (YTZP) que reduz a propagação de trincas, apresenta alta resistência a flexão e tenacidade à fratura, alta resistência ao desgaste mecânico, alta biocompatibilidade e baixa afinidade a colonização bacteriana.
Relato de Caso
Este relato de caso descreve o tratamento de uma paciente com implante de zircônia, associado a técnica de Stick bone e PRF, na região do dente 22 em que havia comprometimento endodôntico e lesão periapical extensa. Oito meses após o procedimento cirúrgico foi confeccionada a prótese definitiva por meio do fluxo de trabalho digital. Após 12 meses foi observado sucesso clínico e radiográfico do implante, observando uma estabilidade óssea marginal e de tecidos moles.
Conclusão ou Considerações finais
O implante de zircônia se mostrou como uma alternativa promissora ao implante de titânio, demonstrando um resultado estético superior, alta biocompatibilidade e manutenção óssea e gengival após 1 ano de tratamento.
Área
Geral
Autores
Gustavo Moreno Braga, Marcelo Noboru Tanizaka , Luis Eduardo Marques Padovan