6º NEODENT CONGRESS

Dados do Trabalho


Título

Implante Unitário Imediato Para Reabilitação de Área Estética

Introdução

A instalação de um implante dentário pode ser realizada em diferentes momentos sendo classificado como imediato, precoce ou tardio. A técnica cirúrgica de exodontia, para posterior instalação de um implante imediato, deve ser muito delicada, preservando-se a tábua óssea vestibular, sendo este um dos principais fatores para sucesso do tratamento, ainda mais por se tratar de setor anterior da maxila que apresenta uma espessura óssea fina e por ser uma área estética.

Relato de Caso

Após realização de exame de imagem (RX periapical) da região do elemento 22 foi constatada uma fratura importante e lesão apical, paciente relatava descolamento frequente de núcleo e coroa. Como proposta de tratamento foi realizado exodontia atraumática do elemento dentário e instalação de um implante Helix GM (Neodent) 3.5x13mm com torque de 45Ncm, possibilitando a escolha do intermediário e instalação de um munhão universal de 3.3x6x4.5mm, e confecção da prótese provisória e cimentação imediata. Paciente retornou após 15 dias em que foi possível constatar preservação do tecido gengival, estabilidade e cicatrização adequada. Após 4 meses foi realizado o tratamento reabilitador dos dentes anteriores e a cimentação da coroa cerâmica.

Conclusão ou Considerações finais

A técnica imediata tem se mostrado uma das melhores opções de tratamento para instalação de implantes em áreas estéticas, de maneira rápida e atraumática, com ótima preservação da margem gengival e da tábua óssea, promovendo um tratamento de sucesso, apresentando também uma menor morbidade e resultados estéticos imediatos com função adequada.

Palavras Chave

Implantes Dentários; Implante imediato em área estética; Preservação de tabua óssea; Reabilitação Bucal; Reparo tecidual.

Área

Geral

Autores

YOHANNA CAMPOS D`AMICO, ELISA MATTIAS SARTORI, IVETE APARECIDA DE MATTIAS SARTORI, PEDRO HENRIQUE DE ALENCAR E SILVA