6º NEODENT CONGRESS

Dados do Trabalho


Título

Manipulação tecidual peri-implantar: técnica do rolo e enxerto conjuntivo - Relato de caso clínico

Introdução

A manipulação tecidual em implantes visa uma melhora no fenótipo da mucosa peri-implantar. Existem técnicas para este procedimento, como o enxerto de tecido conjuntivo, que possibilita a correções de grandes defeitos, porém, necessidade de um segundo sítio cirúrgico. Já a técnica do rolo modificada, não é necessário um segundo sítio cirúrgico e consiste na movimentação vestibular do tecido conjuntivo palatino, esta técnica é indicada para correções de pequenas defeitos. O objetivo do presente relato de caso clínico foi comparar clinicamente as técnicas de enxerto de tecido conjuntivo subepitelial e a técnica do rolo modificada para alteração do fenótipo da mucosa peri-implantar no momento da reabertura

Relato de Caso

Paciente do sexo masculino, 57 anos de idade, sistemicamente saudável, compareceu a clínica da ILAPEO para realizar implantes na região dos dentes 24 e 14/15. Foram instalados implantes Helix Grand Morse de 3,75x13mm na região do dente 24 e 2 implantes de 3,5x13mm nas regiões dos dentes 14 e 15, todos os implantes obtiveram 32N de torque. Após 1 ano e 2 meses foi realizada a reabertura na região dos dentes 14 e 15 com instalação de provisório e enxerto de tecido conjuntivo e no dente 24 foi realizada a reabertura após 4 meses pela técnica do rolo modificada com instalação de provisório imediato. O paciente foi acompanhado durante 1, 2 e 3 meses.

Conclusão ou Considerações finais

Ambas as técnicas foram eficazes para melhorar o fenótipo da mucosa peri-implantar, entretanto a técnica do rolo modificada gerou menos morbidade.

Área

Geral

Autores

Ana Paula Azevedo Penteado, Telma Blanca Lombardo Bedran