Dados do Trabalho
Título
Uso de enxerto conjuntivo pela técnica da dermoabrasão para melhora de área estética
Introdução
O uso de enxerto conjuntivo tem o objetivo de compensar a perda de volume gengival e promover tecido queratinizado em áreas estéticas, melhorando o contorno da área afetada, favorecendo assim o perfil de emergência, estabilizando a margem gengival através de um biotipo gengival espesso e uma melhor higienização da área.
Relato de Caso
Paciente com perda no volume do tecido gengival na região de implante, foi realizado a remoção do tecido conjuntivo na região de palato duro pela técnica da dermoabrasão e imediata relocação do tecido na área do elemento 12. Na região doadora foi realizado sutura em X com fio 5-0 da Techsuture e preenchimento com esponja de fibrina e resina flow. Foi removido a sutura após 15 dias nas duas regiões e com 30 dias realizado correção do perfil de emergência da coroa provisória.
Conclusão ou Considerações finais
Com o procedimento foi possível restabelecer um tecido gengival queratinizado com volume apropriado, gerando a possibilidade de melhor higienização e ganho estético da região. A desvantagem é o risco hemorrágico e a cicatrização por segunda intenção do sítio doador com pós-operatório doloroso.
Discussão e Conclusões
Outra opção para esse caso clínico seria o enxerto pela técnica gengival livre que também possibilita resultados satisfatórios.
A técnica mostrou-se de simples execução com resultado previsível e o paciente apresentou-se satisfeito com o resultado final.
Palavras Chave
Estética gengival
Volume gengival
Enxerto de conjuntivo
Estética Dentária
Área
Geral
Autores
Marcio André de Lira, Augusto Moura Junior, Reinaldo Cavalcanti da Silva Junior, Pedro Henrique de Alecar e Silva Leite, Hélvio Henrique Araújo de Almeida, Elisa Mattias Sartori