6º NEODENT CONGRESS

Dados do Trabalho


Título

Reabilitação Oral sobre implantes em paciente com severa deformidade dento-facial esquelética

Introdução

A deformidade dento-facial esquelética (DDFE) é definida pelo desenvolvimento anormal dos ossos maxilares. Associação da DDFE e a atrofia maxilar em pacientes edêntulos podem provocar uma severa perda de funcionalidade dos maxilares com implicâncias biológicas e sociais.

Relato de Caso

Paciente compareceu ao serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da Santa Casa de Jaú com a queixa de impossibilidade utilizar as dentaduras após as extrações. Ao exame clínico foi constatado ser portadora de uma DDFE com severo prognatismo mandibular e atrofia maxilar. Foram realizados exames de imagens e laboratoriais, e elaborado o plano de tratamento que consistiu na sequencia de: correção transversal de maxila; reconstrução óssea dos maxilares através de enxerto ósseo de calota craniana; instalação de implantes osseointegrados; reabilitação provisória com próteses dento gengivais; cirurgia ortognatica bimaxilar; e por fim reabilitação oral através de próteses protocolo 1 e 2 tipo Bränemark. Paciente encontra-se com 14 anos de acompanhamento pós-operatório, sem intercorrências e apresentando estabilidade dos bons resultados reabilitadores e estéticos.

Conclusão ou Considerações finais

O caso descrito exemplifica como em situações de severa DDFE as próteses removíveis não são uma alternativa viável para reabilitar esses pacientes. Desta forma a inclusão do tratamento conjunto entre cirurgia ortognática e implantes osseointegráveis podem ser uma alternativa para os pacientes com severa DDFE edêntulos.

Discussão e Conclusões

Palavras Chave

Cirurgia Ortognática, Implante Dentário, Maxila Atrófica.

Área

Geral

Autores

Esteban Arroyo, Hugo Nary Filho, Eduardo González, Luis Eduardo Marques Padovan, Elisa Matias Sartori, Paulo Domingos Ribeiro-Junior