6º NEODENT CONGRESS

Dados do Trabalho


Título

REABILITAÇÃO PROTÉTICA BIMAXILAR COM CIRURGIA GUIADA ASSOCIADA A OSTEOTOMIA MANDÍBULAR PARA CRIAÇÃO DE ESPAÇO PROTÉTICO.

Introdução

Na reabilitação com próteses implanto suportadas de arcos totais, desafios como a disponibilidade do tecido ósseo e a severidade da reabsorção no sentido anteroposterior e transversal dos arcos, contribuem para a dificuldade na reabilitação.

Relato de Caso

Paciente, 65 anos, edêntulo total superior e inferior, apresentou-se para reabilitação bimaxilar. Foi proposto a instalação de prótese de arco total superior e inferior implanto suportada gengival em resina acrílica. Foi indicado osteotomia do processo alveolar mandibular para obter espaço intermaxilar. Foram realizados a confecção dos guias multifuncional e tomográfico. A instalação dos implantes na maxila, seis implantes Grand Morse Helix Acqua (Neodent), foi realizada sem abertura de retalho. Para a cirurgia da mandíbula foi adaptado o guia NGS. Foi realizada incisão supracrestal com duas incisões oblíquas posteriores com finalidade relaxante e preservar a gengiva inserida. O guia foi adaptado e a primeira fresagem foi realizada com a broca 2.0 para marcar o local do implante previamente a osteotomia. Com a adaptação do guia multifuncional, marcou-se a altura da osteotomia, definida pela telerradiografia e guia multifuncional. A sequência de fresagem foi a mão livre, seu posicionamento foi auxiliado pelo guia multifuncional. Foram instalados quatro implantes, seguida da moldagem de transferência, com guia multifuncional bimaxilar, prova dos dentes e instalação da prótese definitiva.

Conclusão ou Considerações finais

A reabilitação bimaxilar é um desafio que pode ser minimizado pelo planejamento virtual. A osteotomia pode ser realizada com segurança e previsibilidade.

Discussão e Conclusões

Palavras Chave

Área

Geral

Autores

THIAGO TATIM, GIZELLI DE SOUZA DALL AGNOL, LIZANDRA LOPES COMPARIN ZANOTTO, IVETE APARECIDA DE MATTIAS SARTORI, RICARDA DUARTE DA SILVA