6º NEODENT CONGRESS

Dados do Trabalho


Título

EFEITO DA TERAPIA DE OXIGÊNIO TÓPICA ASSOCIADO OU NÃO À LASERTERAPIA NA MUCOSITE ORAL

Introdução

A Mucosite Oral é um efeito colateral agudo do agente citotóxico no tratamento do câncer, particularmente grave de cabeça e pescoço submetidos à radioterapia e quimioterapia. Ela está associada a dor, desnutrição, lesões bucais representando uma porta de entrada para infecções oportunistas e reduções significativas na qualidade de vida. Pacientes com mucosite grave geralmente requerem redução de dose, atrasos no tratamento e hospitalização, o que pode comprometer potencialmente a resposta ao tratamento e aumentar a mortalidade. Além disso, a MO está associada ao curso insatisfatório do tratamento e maiores encargos financeiros.

Relato de Caso

Paciente do sexo m, de 40 anos, diagnosticado com Mieloma Múltiplo, foi submetido ao tratamento de TMO
No condicionamento, foi utilizado o Melfalano, o que possibilitou a realização da Crioterapia, para prevenir a MO
O bochecho com o fluido oral da bluem foi utilizado desde o início do tratamento, juntamente com o laser.
No 4º dia após o transplante, o paciente começou os primeiros sinais de mucosite oral, que evoluindo gradativamente até o 10º dia. Nesse período, utilizamos o bochecho de 08 em 08 horas e tratamento de laser para o alívio imediato da dor, possibilitando a alimentação diária, melhorando a qualidade de vida.
No 12º dia, o paciente já apresenta as lesões cicatrizadas.

Conclusão ou Considerações finais

Tivemos um auxílio no controle da MO com o fluido oral da bluem podendo contribuir com a cicatrização rápida das lesões, controle da infecção, tendo mais uma opção de tratamento, isolado ou associado ao laser.

Discussão e Conclusões

Palavras Chave

Área

Geral

Autores

Karolina Satie Takeshita, Kleryo Antonilo Camara, Tatiana Miranda Deliberador