Dados do Trabalho
Título
Reabilitação de incisivo central superior com base de titânio angulada: relato de caso
Introdução
A substituição de um incisivo central superior por um implante é um caso esteticamente desafiador. Portanto, a escolha do componente protético adequado, se faz necessária para obter um resultado satisfatório (CAAE: 00698318.0.0000.5291).
Relato de Caso
Homem, 34 anos, com histórico de trauma no dente 11. Clinicamente observou-se inflamação gengival e na radiografia, reabsorção radicular. Na tomografia, visualizou-se comunicação com o periodonto indicando a exodontia, que foi minimamente invasiva para preservação dos tecidos. Um implante GM Helix 4.3x16mm foi instalado com torque de inserção de 32N/cm³ e a provisória foi confeccionada sobre um munhão universal GM 3.3x6x3.5mm. O alvéolo foi preenchido com biomaterial seguido de enxerto de tecido conjuntivo. Nas revisões, foram executados ajustes na provisória e decidiu-se trocar o componente protético. Foi escolhida a base de titânio angulada 4.0x6x2.5mm para confecção da coroa definitiva parafusada (zircônia). Após moldagem, foram necessárias 2 consultas para prova e a coroa cerâmica foi finalizada sem prejuízo pela troca do componente e com melhor anatomia final visto que o novo componente permitiu uma morfologia mais natural da face palatina.
Conclusão ou Considerações finais
Apesar da praticidade do uso do munhão universal para casos de provisionalização imediata, a base de titânio angulada usada neste caso, permitiu a realização de uma coroa definitiva parafusada, que apresenta como vantagem, a reversibilidade.
Área
Geral
Autores
Ain Yamazaki, Juliana da Silva Neves, Eduardo José Veras Lourenço, Mario Roberto Moraes Junior, André Daniel Miranda Neto, Alexandre Marques Paes Silva