6º NEODENT CONGRESS

Dados do Trabalho


Título

Osteotomia nas Cirurgias de Arco Total: Como? Quando? Porque?: Relato de Caso

Introdução

Descrito como uma condição irreversível e debilitante, o edentulismo é encontrado em diferentes taxas de prevalência,sendo mais frequentemente presente em populações mais velhas.Pacientes estes que podem ser reabilitados com próteses mucossuportadas, overdentures ou implantossuportadas com taxas de sucesso próximas a 100 %.

Relato de Caso

Paciente masculino (54),com queixa de dificuldade de uso da prótese total superior, baixa autoestima e com o desejo de realizar reabilitação fixa.

Observou-se edentulismo na maxila e comprometimento periodontal nos remanescentes inferiores.Para obter uma correta referência estética e funcional,bem como a altura da osteotomia necessária, iniciou-se o planejamento reverso.

Reabilitação inferior através de exodontias dos remanescentes,criteriosa osteotomia e regularização do rebordo foi realizada,juntamente com PT superior. 4 implantes Helix GM distribuídos no arco orientados pelo uso do guia multifuncional foram instalados e minipilares adaptados.Carga imediata foi realizada após 72 horas da cirurgia.

Nas intervenções em maxila a osteotomia previa obtida através do planejamento reverso, tornava-se condição primordial para a reabilitação,medida esta transferida para o rebordo por meio de perfurações no tecido mucoso e ósseo transferindo a marcação para o rebordo. 4 implantes Helix GM foram instalados em ossos de baixa densidade. Reabertura, moldagem e instalação da prótese superior implantossuportada foi realizada após 4 meses.

Conclusão ou Considerações finais

Reabilitar arcos totais é desafiador. Entender o tipo de prótese possível de ser executada, considerando suas características e limitações anatômicas bem como as expectativas,torna o procedimento assertivo e previsível.Planejamento reverso protético/cirúrgico criterioso é indispensável, pois quando bem executado,possibilita reabilitações com maior qualidade e longevidade.

Discussão e Conclusões

Palavras Chave

Área

Geral

Autores

Gustavo Fazzano, Erika Romanini