Dados do Trabalho
Título
Inteligência artificial nas pesquisas em odontologia – revisão de literatura
Introdução
A inteligência artificial (IA) teve rápido desenvolvimento nas últimas duas décadas nas mais diversas áreas. A sua aplicação na odontologia vem sendo objeto de diversas pesquisas.
Objetivos
O presente estudo se propôs a apresentar as investigações sobre a utilização das técnicas de IA na odontologia.
Material e Métodos
Foram selecionados artigos publicados nos últimos três anos e analisadas as técnicas e suas aplicações. Alguns estudos descrevem as técnicas de forma introdutória e outros descrevem seus usos e práticas.
Resultados
Dentre as aplicações, pode-se destacar o diagnóstico de doenças (cárie e câncer oral), periodontia, odontologia restauradora, prostodontia, endodontia (detecção de lesões periapicais e fraturas radiculares), ortodontia (planejamento do tratamento), odontologia legal (ante-mortem e post-mortem) e radiologia (detecção de estruturas anatômicas, comprimento de trabalho, morfologia da raiz e do sistema de canais radiculares). As técnicas descritas foram redes neurais convolucionais (RNC) e artificiais (RNA), redes de aprendizado profundo (deep learning), algoritmos genéticos e lógica fuzzy. Em todos os estudos, os modelos revelram grande capacidade assertiva com valor preditivo positivo, sensibilidade, especificidade e acurácia variando de 80% a 98%. O objetivo do uso das técnicas é acelerar os processos de inferência com o mínimo de interferência humana.
Palavras Chave
inteligência artificial; machine learning; big data
Conclusão
Existem desafios futuros, sejam no sentido da coleta de dados ou implementação de modelos, além das limitações das técnicas e o reforço de que não pode considerada como substituta da intervenção humana no campo da odontologia.
Área
Geral
Autores
CAMILA MARINELLI MARTINS, Maria Beatriz Galdino da Silveira, MATEUS SILVA ROCHA, THIAGO GARCIA MOLINA PINTO