6º NEODENT CONGRESS

Dados do Trabalho


Título

Attachments na distalização do canino superior com alinhadores ortodônticos – análise pelo Método de Elementos Finitos

Introdução

O sistema dos alinhadores termoplastificados evoluiu muito nos últimos anos e conhecer a sua biomecânica é fundamental para o sucesso do tratamento.

Objetivos

O objetivo deste estudo foi avaliar, pelo método de elementos finitos, o efeito de dois tipos de attachments no controle da distalização do canino superior com alinhadores ortodônticos transparentes.

Material e Métodos

Para a movimentação do canino, um deslocamento de 0,33mm foi aplicado e um alinhador com 0,75mm de espessura (ClearCorrect™) foi simulado em um modelo tridimensional construído a partir de uma imagem tomográfica. Neste estudo dois attachments foram estudados: canino com um attachment duplo e canino com um attachment retangular vertical com bisel mesial. Um canino sem nenhum attachment também foi avaliado para comparação.

Resultados

A ocorrência de inclinação dentária durante a distalização foi observada nos caninos dos três modelos estudados, no entanto, com o uso do attachment retangular vertical único esse efeito tende a ser menor. Também foi observada menor tendência à rotação da coroa no dente com o attachment retangular vertical único, em comparação ao não uso do attachment. O attachment duplo obteve resultado semelhante ao attachment retangular, com deslocamento para distal mais uniforme, porém este apresentou, assim como o dente sem attachment, tendência à intrusão e vestibularização durante o movimento para distal, enquanto que o attachment retangular apresentou pequena extrusão.

Conclusão

Os resultados mostraram que os attachments podem afetar positivamente a movimentação dentária com alinhadores ortodônticos, embora não tenham sido capazes de evitar completamente os efeitos colaterais no movimento de distalização.

Número do protocolo de pesquisa

Área

Geral

Autores

CAROLINA DALLANORA