6º NEODENT CONGRESS

Dados do Trabalho


Título

Novo Implante Zigomático Grand Morse para Reabilitação Oral de Maxila Extremamente Atrófica

Introdução

Reabilitar maxilas atróficas representa um desafio. Dentre as técnicas de reabilitação de maxilas atróficas destacam-se as técnicas de reconstrução e as técnicas de ancoragem em osso residual. As vantagens das técnicas de ancoragem frente as técnicas de reconstrução são: menos tempo de reabilitação, menor custo, menos morbidade, possibilidade de carregar os implantes imediatamente após a cirurgia. Os implantes zigomáticos inicialmente foram desenvolvidos para reabilitar pacientes mutilados por lesões traumáticas e cancerosas. Com a evolução da ciência, houve melhoria nas técnicas cirúrgicas e na macro geometria e conexão protética dos implantes zigomáticos, estendendo suas indicações como para reabilitar maxilas extremamente atróficas.

Relato do caso

Paciente masculino, 60 anos, ASA III, com edentulismo bimaxilar, com queixas estéticas e funcionais das próteses totais.
Ao exame clínico e radiológico verificou-se maxila extremamente atrófica em função da perda dental precoce. Em função do estado de saúde geral, da atrofia maxilar extensa e da necessidade de resolução reabilitadora rápida do caso, foi sugerido utilizar os implantes zigomáticos, 1 em cada região posterior e 2 implantes convencionais na região anterior de maxila, possibilitando a resolução do caso através de uma prótese fixa implanto suportada híbrida. Foram utilizados os implantes zigomáticos Neodent GM nas regiões posteriores da maxila e na região anterior os implantes Neodent Helix GM.

Conclusão ou Considerações finais

Foi possível reabilitar o paciente desse caso clínico utilizando os implantes zigomáticos que apresentam uma macro geomentria que favorece a carga imediata, tendo uma superfície lisa que favorece o assentamento dos tecidos moles em técnicas de Stella ou exteriorizadas, evitando exposições dos implantes.

Palavras Chave

Implantes zigomáticos, Reabilitação oral, Maxila atrófica

Área

Neodent Expertise

Autores

PAULO AFONSO TASSI JUNIOR