Dados do Trabalho
Título
Filosofia de sucesso para o Implante Zigomático: abordagem protético-anatômico-cirúrgica do ILAPEO
Introdução
O advento dos implantes zigomáticos no fim dos 90, cuja técnica era norteada por diretrizes cirúrgicas rígidas e indicações restritas para pacientes que passaram por resseções tumorais e posteriormente pacientes portadores de maxilas atróficas, levou a algumas complicações biológicas, protéticas e funcionais indesejáveis para os pacientes e os cirurgiões dentistas. Estas por sua vez, impulsaram diferentes modificações nas modalidades de tratamento ao longo do tempo com o intuito de diminuir as intercorrências.
Relato do caso
O presente trabalho tem por objetivo apresentar 2 casos clínicos com o uso do implante Neodent CM e Neodent GM para o tratamento reabilitador das maxilas atróficas por meio de ancoragem zigomática, destacando a sequencia de tratamento e os resultados obtidos no longo prazo. O ILAPEO através de sua filosofia que; prioriza o desenho da prótese para orientar a cirurgia, considera as características anatômicas do paciente, utiliza novos desenhos de macro-geometria e conexão cone morse no implante bem como novos componentes angulados, e leva a função ao paciente mediante a prótese definitiva com carga imediata, possibilitou um alto índice de sucesso nos implantes e próteses.
Conclusão ou Considerações finais
Inúmeros trabalhos associaram unicamente modificações na técnica cirúrgica como uma ferramenta necessária para orientar o procedimento de ancoragem zigomático, porém o tempo revelou que não foi suficiente para diminuir as complicações cirúrgicas e protéticas. A filosofia de trabalho do ILAPEO propiciou os aspectos críticos que a literatura vem descrevendo como imperativos para alcançar uma alta previsibilidade e estabilidade do tratamento reabilitador mediante os implantes zigomáticos.
Palavras Chave
Implante Zigomático, Carga Imediata em Implantodontia, Cone Morse, Plataforma Switch, Maxila Atrófica.
Área
Neodent Expertise
Autores
ESTEBAN ARROYO