Dados do Trabalho
Título
Avaliação histológica e micro-CT de implantes Helix Grand Morse: Estudo preliminar em cão
Introdução
A importância do design do implante tem sido bem documentada nas últimas décadas como fator crítico para alcançar a osseointegração e a carga imediata. Conexões cônicas internas, ou junções cônicas apresentam comportamento superior no que diz respeito à estabilidade tecidual e desempenho mecânico. A introdução dos implantes com junção cônica aos pilares protéticos trouxe uma revolução ao conceito da reabilitação oral. Os protocolos de instalação de implantes morse com base nas pesquisas realizadas nos últimos vinte anos tem sido aperfeiçoados de forma a sugerir a instalação sub-crestal.
Objetivos
O objetivo deste trabalho é mostrar o contato osso-implante (BIC)assim como as características dos tecidos periimplantares e sua relação com a superfícies do implante e dos componentes protéticos.
Material e Métodos
5 implantes GM foram instalados imediatamente após exodontias na hemi-mandíbula de um cão a 2,0mm abaixo da crista óssea. Pilares protéticos foram instalados e os implantes submetidos a carga imediata. Após 2 meses foi realizada a eutanásia, a coleta e processamento das amostras para avaliação histológica em microscopia ótica ,de luz polarizada e micro-CT.
Resultados
Excelente BIC; Presença de osso coronalmente aos implantes; Epitélio oral queratinizado, sulcular e juncional bem definidos; Tecido conjuntivo sem sinais de inflamação; Identificação e caracterização das fibras colágenas.
Conclusão
Dentro dos limites deste estudo podemos concluir que o implante Helix GM apresenta excelente potencial de osseointegração e características teciduais que sugerem estabilidade ao longo do tempo
Palavras-Chave
histologia, micro-CT, implantes, implante imediato
Número do protocolo de pesquisa
Este protocolo experimental foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade de São Paulo, Bauru, SP, Brasil e registrado sob o número 10/2009.23
Área
Neodent Expertise
Autores
Maria Angelica Araujo