6º NEODENT CONGRESS

Dados do Trabalho


Título

Implantes imediatos são seguros ?

Introdução

Os Implantes instalados em alvéolos de extração tem sido sugeridos por minimizar as alterações teciduais pós exodontias em áreas estéticas e apresentar vantagens em relação a instalação convencional de implantes em áreas cicatrizadas como maior contato osso-implante (BIC), menor tempo de tratamento, menor custo e eliminação do uso de provisórias removíveis durante a fase de osseointegração. Mudanças como o uso de implantes de conexão interna cônica garantem previsibilidade ao longo do tempo dos tecidos ao redor dos implantes imediatos, assim como o uso de materiais complementares de preenchimento do gap vestibular prometem minimizar a perda óssea horizontal. Esta apresentação tem como objetivo mostrar o seguimento clínico e radiográfico de implantes imediatos com até 18 anos de acompanhamento, enfatizando as modificações da técnica associadas a evolução tecnológica dos implantes e dos substitutos ósseos.

Relato do caso

Estudo retrospectivo de implantes instalados em áreas de extração na região estética, acompanhados clinicamente através de avaliação com fotografias e radiografias periapicais ao longo de até 18 anos. Os pacientes foram selecionados e os planejamentos com tomografias foram executados. As exodontias foram realizadas atraumaticamente e implantes imediatos instalados ancorados na parede palatina , deixando um gap para vestibular. Provisórias imediatas foram realizadas quando o torque dos implantes atingiu 32 N.

Conclusão ou Considerações finais

O uso pioneiro da técnica de instalação imediata de implantes Neodent em alvéolos de extração avaliados clinicamente e acompanhados pelos achados científicos ao longo do tempo nos permite afirmar que esta modalidade de tratamento é previsível, reproduzível e segura quando o protocolo estabelecido é utilizado.

Palavras Chave

Implantes imediatos, alvéolo de extração

Área

Neodent Expertise

Autores

MARIA ANGELICA ARAÚJO