6º NEODENT CONGRESS

Dados do Trabalho


Título

Reabilitação de paciente com relação entre arcos Classe III sem cirurgia ortognática - relato de caso clínico.

Introdução

Apesar de a cirurgia ortognática ser o tratamento de eleição para relação entre arcos de classe III para se obter melhor harmonia facial, relação entre os dentes, oclusão, fonação, mastigação e respiração, há condições clínicas que impossibilitam a indicação. A proposta deste relato de caso é apresentar uma alternativa de tratamento para paciente idosa com problemas de saúde.

Relato de Caso

Foi realizado um preparo protético prévio idealizando uma boa harmonia facial e o aumento da DVO. O estudo foi conduzido através de um JIG estético e funcional. A confirmação das medidas planejadas foi feita por análise cefalométrica (método Seraidarian-Tavano). Para idealizar e visualizar a configuração do suporte labial utilizou-se duas porções de silicone pesado na região superior (do 13 ao 23). O planejamento cirúrgico dos implantes foi realizado através do programa coDiagnostix. Foram realizadas as exodontias e instalação de implantes (Helix GM, Neodent, Curitiba, Brasil). Como os implantes apresentaram boa estabilidade primária, foram instalados os intermediários e após os procedimentos de laboratório, 2 próteses fixas híbridas implantossuportadas, mandibular e maxilar. Para obter bom suporte labial foi utilizado stick bone confeccionado com biomaterial (Cerabone- Straumann) e I-PRF E PRF.

Conclusão ou Considerações finais

Frente a observação do resultado alcançado e do nível de satisfação da paciente parece lícito concluir que esta alternativa para evitar cirurgia ortognática apresentou ser previsível, satisfatória e eficaz devolvendo à paciente um bom perfil e oclusão.

Palavras Chave

DVO, stick bone, I-PRF, PRF planejamento digital e próteses fixas híbridas implantossuportadas

Área

Geral

Autores

Marcelo Noboru Tanizaka, Gustavo Moreno Braga, Eduardo ROMAGNA Romagna, Elisa Matias Sartori, Leandro Kluppel, Ivete Matias Sartori