Dados do Trabalho
Título
Acompanhamento de 4 anos de reabilitação em maxila atrófica com a utilização de implantes longos inclinados
Introdução
A reabilitação de maxilas atróficas com implantes inclinados tem se tornado uma alternativa à tratamentos mais invasivos que necessitam de regeneração óssea e enxertos previamente à instalação de implantes axiais convencionais.
Relato de Caso
O alto índice de sucesso e previsibilidade dessa técnica proporciona uma redução de custos, tempo de tratamento e morbidade do paciente. A utilização de implantes longos, possibilita o alcance de pilares ósseos mais distantes do rebordo alveolar e obtenção de estabilidade primária necessária para a reabilitação em carga imediata.
Nesse relato de caso clínico, um paciente de 67 anos de idade compareceu na Faculdade ILAPEO para reabilitação da maxila com implantes pois não se adaptava mais com a utilização de prótese parcial removível. Após a exodontia dos dentes remanescentes, foram instalados dois implantes longos de 20mm e dois convencionais de 16mm seguindo a técnica de utilização de implantes inclinados all-on-four, e em seguida realizada a reabilitação em carga imediata
Conclusão ou Considerações finais
O paciente permanece sob acompanhamento há 4 anos e verificamos o sucesso da reabilitação através de exames clínicos e radiográficos onde se observa saúde dos tecidos moles periimplantares e ausência de perda óssea ao redor dos implantes.
Discussão e Conclusões
Podemos verificar através do acompanhamento de 4 anos desse caso clínico que a utilização de implantes longos inclinados pode ser uma alternativa viável para a reabilitação de maxilas atróficas com alta previsibilidade.
Palavras Chave
Palavras chave: maxila atrófica, implantes inclinados, implantes longos, carga imediata
Área
Geral
Autores
Leonardo Coser, Geninho Thome, Marcos Boaventura de Moura, Carolina Accorsi Cartelli, Erton Massamitsu Miyasawa, Luiz Eduardo Marques Padovan