Dados do Trabalho
Título
O DESAFIO DA REABILITAÇÃO DE ARCOS TOTAIS: COMO A TECNOLOGIA DIGITAL PODE AJUDAR?
Introdução
O fluxo de trabalho digital tem um papel cada vez mais importante na odontologia contemporânea e com isso muitos procedimentos estão sendo profundamente renovados. Casos de reabilitações totais são considerados complexos e requerem um planejamento meticuloso. No entanto, apesar de tanta tecnologia disponível observa-se claramente a necessidade da criação de fluxos previsíveis para tratamento de arcos totais. O objetivo dessa apresentação é demonstrar a resolução de um caso clínico, de um paciente com edentulismo total maxilar e parcial mandibular, na clinica de mestrado da faculdade ILAPEO, no qual um fluxo de trabalho digital foi testado.
Relato do caso
O preparo protético prévio foi realizado com uso da tecnologia digital. Os arquivos STL (escaneamento intra-oral), arquivos DICOM (tomografia computadorizada cone-bean) e fotos padronizadas foram alinhados para criação do paciente virtual. Foram realizadas a montagem em articulador digital, montagem virtual dos dentes, planejamento cirúrgico dos implantes seguindo o conceito All-on-4® e criação de vários guias empilháveis, sobrepostos entre si. Estes guias tinham como objetivos fornecer a referência correta para a osteotomia, para posicionamento dos implantes Neodent®, guiar a captura das próteses e auxiliar na moldagem. O CAD final foi obtido, permitindo a fresagem das próteses provisórias em polimetilmetacrilato, com protocolo de carregamento imediato.
Conclusão ou Considerações finais
Com base no caso clínico realizado, foi possível concluir que o fluxo de trabalho digital desenvolvido foi efetivo na reabilitação dupla de arcos totais do paciente, facilitando as etapas do tratamento, diminuindo consideravelmente o tempo cirúrgico, o tempo de planejamento e de instalação das próteses.
Palavras Chave
Odontologia digital; Arco total; Fluxo de trabalho digital; Cirurgia guiada de implante; carga imediata
Área
Neodent Expertise
Autores
LIZANDRA COMPARIN