Dados do Trabalho
Título
Epítese Gengival em caso de reabilitação total da maxila deficiente.
Introdução
A exposição da linha de transição entre gengiva e a prótese durante a reabilitação com implantes da maxila é um problema desafiador para o reabilitador oral. A causa dessa exposição pode ocorrer devido uma atresia maxilar, má posição tridimensional da maxila, perdas de altura gengival e papilas devido problemas periodontais, posição do lábio superior, entre outros fatores, ocasionando um alto comprometimento estético ao paciente. O objetivo deste trabalho é mostrar a utilização de um dispositivo removível denominado epítese gengival para solucionar esses problemas de forma simples menos traumática e economicamente viável.
Relato do caso
Paciente do sexo feminino, 53 anos, chegou para tratamento com a queixa de já ter os implantes instalados em maxila e estava descontente com a prótese realizada, e com intenção em ter os dentes individuais sobre esses implantes. Após análise clínica e radiográfica observamos implantes já instalados e uma prótese do tipo protocolo insatisfatória. Planejamos este tratamento instalando mais dois implantes Grand-Morse Neodent, na intenção da individualização, com uma prótese fixa metalo-cerâmica substituindo os dentes ausentes, e uma epítese gengival removível para substituição do volume ósseo e gengival perdido no sentido vertical e horizontal.
Conclusão ou Considerações finais
Considerando as condições iniciais da paciente, realizamos um tratamento mais conservador com previsibilidade do caso clínico, envolvendo um planejamento consistente com a epítese gengival removível obtendo sucesso, devolvendo a paciente uma melhora significativa em sua vida social.
Palavras Chave
Implantes, Implantes ósseo-integrados, Estética periimplantar, Prótese sobre implante
Área
Neodent Expertise
Autores
OSVALDO BREDA JUNIOR