Dados do Trabalho
Título
Tratamento da osteonecrose dos maxilares com terapia tópica utilizando gel de oxigênio ativo blue®m
Introdução
Os bisfosfonatos são medicamentos que previnem a perda de massa óssea. A osteonecrose dos maxilares associada aos bisfosfonatos é um efeito colateral bem conhecido. O objetivo desse trabalho é relatar um tratamento da osteonecrose com o uso de terapia tópica com o gel blue®m.
Relato de Caso
Paciente, 63 anos, compareceu na clínica tendo como queixa principal dor e mobilidade no implante do elemento 46. Como tratamento optou-se em realizar sua explantação. Três meses depois a paciente retornou apresentando secreção purulenta na região. Como tratamento inicial foi optado por realizar antibioticoterapia. Após três meses a paciente retornou, clinicamente foi verificado exposição óssea e radiograficamente observou-se que a perda óssea permanecia extensa. Como tratamento foi realizado debridamento cirúrgico. Após 30 dias de acompanhamento a ferida permanecia aberta. Nesse momento foi feita aplicação tópica do gel blue®m preenchendo toda a cavidade. A paciente foi orientada a fazer a aplicação do gel na região de 8/8 horas por 15 dias. Após esse período foi observado que a ferida estava com presença de tecido epitelizado e sem exposição óssea. Após 5 meses a tomografia mostrou a presença de tecido ósseo saudável e foi realizada a instalação de um novo implante. Após o período de osseointegração foi realizada a prótese definitiva. A paciente permanece sob acompanhamento clínico.
Conclusão ou Considerações finais
Esse caso clínico sugere que o gel blue®m ajuda no processo reparador tecidual e ósseo nos casos de osteonecrose, podendo ser adotado como terapia. Contudo, pesquisas clínicas devem ser realizadas.
Palavras Chave
Osteonecrose ; bisfosfonatos
Área
Geral
Autores
Carlos Stutz, Rubens Moreno, Leandro Kluppel, Tatiana Deliberador, Elisa Sartori