Dados do Trabalho
Título
Regeneração óssea guiada em região anterior estética com a utilização de malha de titânio.
Introdução
Após a descoberta da osseointegração, a odontologia tornou-se mais conservadora. Elementos dentais perdidos, podem ser substituídos individualmente, sem a necessidade de desgastes aos dentes adjacentes. A implantodontia tornou-se ferramenta fundamental nas reabilitações orais. Entretanto, a deficiência óssea pode ser um fator que complique, dificulte ou até contraindique a utilização de implantes. A reabsorção do tecido ósseo é um processo fisiológico e natural, podendo acarretar perda de até 60% do seu volume, desde o primeiro até terceiro ano pós extração.
Relato do caso
Paciente apresentava lesão endodôntica e reconstrução com pino de fibra de vidro no dente 11, com necessidade de substituição. Na avaliação tomográfica, observa-se ausência completa de tecido ósseo peridental. O elemento foi extraído de maneira atraumática, uma malha de titânio foi utilizada para a manutenção da arquitetura do enxerto, sendo o arcabouço preenchido por osso autógeno particulado e biomaterial heterógeno, nas mesmas proporções. Após o período de ossificação, foi instalado um implante Gm Neodent e a seguir a sequência protética. Quase na finalização do caso ocorreu uma trinca no dente 21 e os procedimentos também foram realizados nessa região.
Conclusão ou Considerações finais
Podemos concluir que para obtermos estética com implantes há necessidade de 3 etapas fundamentais: reconstrução tecidual quando necessária, posicionamento tridimensional do implante e manejo protético. A tomografia é fundamental no diagnóstico e planejamento.
Há várias técnicas para reconstrução do tecido ósseo e a indicação de uma delas está na dependência do tipo de defeito ósseo e na experiência do operador.
Palavras Chave
Enxerto ósseo anterior
Regeneração óssea guiada
Reabilitação com implantes pós enxerto
Área
Neodent Expertise
Autores
LUIZ ANTONIO BORELLI BARROS FILHO