Dados do Trabalho
Título
Comportamento mecânico de implantes NarrowGM – estudo laboratorial
Introdução
A Neodent, sempre preocupada em proporcionar segurança nas reabilitações, desenvolveu um implante de 2,9mm de diâmetro, chamado Facility, mas com componentes protéticos presos sem parafusos, apenas por imbricamento mecânico. O avanço no desenvolvimento de novos dispositivos, permitiram a adequação de implantes com o mesmo diâmetro, porém produzido em titânio grau IV, com parafuso protético e interface GM, denominado NarrowGM.
Objetivos
O objetivo desse estudo é buscar entender o comportamento mecânico do sistema pilar/implante Narrow GM.
Material e Métodos
Várias metodologias foram utilizadas: teste de resistência a fratura, fractografia, ciclagem termomecânica e extensometria. Os testes foram realizados na Todas as metodologias utilizaram N=10.
Resultados
Os testes realizados demonstraram um aumento significativo da performance do sistema pilar/implante NarrowGM, quando comparado ao sistema Facility. A resistência a fratura foi de XX a XX, respectivamente. Mesmo após a 1.800.000 ciclos a 2Hz, os pilares não se soltaram, demonstrando uma segurança protética da interface GM, diminuindo complicações protéticas.
Conclusão
Desta forma, podemos concluir que houve uma melhora significativa no sistema pilar/implante, considerando todas as alterações propostas no novo implante NarrowGM.
Palavras-Chave
implante ultra estreito; comportamento mecânico; sistema pilar/implante
Área
Neodent Expertise
Autores
Karla Zancope