Dados do Trabalho
Título
Exodontia do 36 com instalação de implante imediato em carga imediata: relato de caso clínico
Introdução
A instalação de implante dentário, após exodontia, seguida pela instalação da prótese provisória sobre o implante é chamada de implante imediato em carga imediata, e é uma técnica que vem sendo cada vez mais utilizada clinicamente e descrita na literatura. Diminuir o tempo de tratamento, a manutenção dos tecidos moles, beneficiar a estética e a função, além de favorecer a enxertia óssea simultânea, quando frente a presença de defeitos ósseos, são algumas das vantagens da técnica. Como desvantagens pode-se citar a dificuldade em obter uma estabilidade inicial adequada, maior risco de recessão da mucosa e, quando necessário, técnicas de manipulação tecidual para fechamento do retalho cirúrgico.
Relato de Caso
Neste caso clínico, a paciente encontrava-se com fratura na região de furca do dente 36. Foi realizado a exodontia conservadora, com instalação imediata de implante Helix Grand Morse 4.3x11,5mm na região do septo, Obtendo um torque de 60Ncm. Após, foi realizado o preenchimento do "gap" com 0,5cc de Cerabone em granulação pequena e confecção de prótese provisória com dente de estoque, para formação do perfil de emergência. Cinco meses após a cirurgia, foi confeccionando a prótese definitiva.
Conclusão ou Considerações finais
Com isso foi possível manter a função mastigatória da paciente, sem prejuízo oclusal pela ausência do elemento dentário perdido. Assim, a técnica mostrou-se de fácil execução com resultado previsível, e a paciente apresentou-se satisfeita com o tratamento.
Palavras Chave
Implantes Dentários; Carga Imediata em Implante Dentário; Osseointegração; Estética Dentária
Área
Geral
Autores
Augusto Moura Junior, Marcio André de Lira, Reinaldo Cavalcanti da Silva Junior, Pedro Henrique de Alencar e Silva Leite, Hélvio Henrique Araújo de Almeida, Elisa Mattias Sartori