Dados do Trabalho
Título
Implante imediato em área estética com sítio infectado: relato de caso. Follow-up - 9 anos
Introdução
A instalação de implante imediato em área estética é um procedimento previsível, porém sítios infectados podem interferir no sucesso do tratamento. É necessário seguir um protocolo pré, trans e pós-cirúrgico para garantir a sobrevivência dessa reabilitação a curto e a longo prazo.
Relato do caso
Este caso clínico relata o controle de 9 anos da instalação do implante Cone Morse Drive Acqua 4.3 x 16mm (Neodent, Curitiba, Brasil) em sítio contaminado, imediato à exodontia do elemento 21 que apresentava fratura longitudinal acompanhada de abscesso na região apical devido a fratura e reabsorção interna com abscesso vestibular. Foi administrado o uso de Amoxicilina e Metronidazol como profilaxia antibiótica 5 dias antes da cirurgia, para controle da infecção aguda. Utilizando a filosofia da carga imediata, o implante foi instalado e o gap preenchido com Boneceramic (Straumann, Basel, Suiça) promovendo a preservação da estrutura anatômica dentoalveolar em um único procedimento cirúrgico sem retalho, com a manutenção do contorno da margem gengival e redução da morbidade.
Conclusão ou Considerações finais
A instalação imediata de implante em sítio infectado cronicamente é um procedimento previsível com alta taxa de sobrevivência desde que todas as medidas pré e pós-operatórias, bem como durante a cirurgia, sejam rigorosamente obedecidas e se utilize recursos como a antibioticoterapia profilática. Pode-se concluir que após 9 anos de acompanhamento peri-implantar foi preservada.
Área
Neodent Expertise
Autores
HIROMI IKEDA BIF