6º NEODENT CONGRESS

Dados do Trabalho


Título

Escaneamento Intraoral abrindo possibilidades na reabilitação oral.

Introdução

Há muitos anos no campo da reabilitação oral se conhece o benefício de ter uma prótese provisória bem ajustada. No fluxo de trabalho analógico a técnica para transferir estas características já foi muito bem descrita, mas é um tanto laboriosa. O escaneamento intraoral, é uma ferramenta potencialmente capaz de reproduzir os parâmetros obtidos nas próteses provisórias de uma maneira mais simplificada, rápida e equacionada.

Relato do caso

Um paciente de sexo masculino de 58 anos, portador de uma prótese fixa provisória implanto suportada dento gengival de arco maxilar completo ajustada e que atendia os parâmetros estéticos funcionais, foi reproduzida em zircônia monolítica com uso de escaneamento intraoral. Um gabarito de verificação foi confeccionado para conferir o assentamento passivo da peça em laboratório. E um protótipo da prótese final foi confeccionado em PEEK e provado em boca para conferir os parâmetros estéticos funcionais. Após serem verificados o assentamento passivo e todos os parâmetros estéticos funcionais, a prótese final em zircônia monolítica foi confeccionada e instalada em boca.

Conclusão ou Considerações finais

Este relato de caso mostra que o escaneamento intraoral é uma ferramenta potencial e interessante para reprodução dos aspectos estéticos funcionais das próteses fixa implanto suportada provisórias de arco completo, pois pode dar efetividade ao fluxo de trabalho, diminuindo o número de consultas necessárias para a confecção das próteses definitivas e tornando o tratamento mais agradável aos pacientes.

Palavras Chave

Escaneamento intraoral; prótese provisória; reabilitações implanto suportadas; zircônia.

Área

Neodent Expertise

Autores

ADRIANA TRACZINSKI