6º NEODENT CONGRESS

Dados do Trabalho


Título

Fluxo digital na reabilitação de maxilas: importância da associação dos conceitos analógico

Introdução

A reabilitaçao de maxila é desafiadora e grande reabsorção do osso alveolar influencia neste processo.O uso do fluxo digital para planejamento cirurgico e protético trouxe previsibilidade do ato cirúrgico e da estética final.

Relato do caso

Paciente masculino, 69, ASA I e ausências dentárias que dificultavam a mastigação e nutrição apresentou dentes superiores em estado residual generalizado, colapso oclusal e perda de DVO. A análise radiográfica e estética definiu reabilitação total da maxila. Moldagem para planejamento reverso realizada e modelo obtido para confecção da base de prova e plano de cera superior. Dentes montados no plano de cera e enviado para prova clínica onde foi determnado que a reabilitação indicada seria uma protése fixa do tipo dentária visto que o suporte de lábio era satisfatório e boa relação dentes /rebordo, tanto em análise horizontal como vertical.
Escamento do rebordo com Virtuo Vivo na ferramenta “Pré-Tratamento” foi realizado seguido de novo escaneamento da montagem de dentes em posição.O planejamento cirúrgico realizado no Codiagnostix e confeccionado guia cirúrgico prototipado e guia multifuncional impresso.Implantes Neodent Helix GM com alturas e diâmetros diversos conforme planejamento prévio foram instalados com torque de inserção igual ou superior a 45Ncm permitindo instalação imediata da prótese sobre minipilares.Prótese provisória fresada foi confeccionada sem compensação gengival como previsto no planejamento inicial e instalada 48 após.

Conclusão ou Considerações finais

A cirurgia guiada é ferramenta no planejamento e, orientado pelo Planejamento Reverso, pode ser fator decisivo na definição do plano de tratamento.

Área

Neodent Expertise

Autores

ERIKA DE SOUZA ROMANINI