Dados do Trabalho
Título
Terapia com alinhadores ClearCorrect em pacientes com necessidade de reabilitações Implantossuportadas
Introdução
Apesar de ter sido inicialmente indicado para casos de más oclusões leves a moderadas, os alinhadores transparentes têm se mostrado uma alternativa viável para casos complexos, que incluem a necessidade de reabilitações implatossuportadas. O objetivo deste trabalho é apresentar dois casos clínicos de pacientes nos quais foi realizado o tratamento de más oclusões combinado a terapia com alinhadores (ClearCorrect), implantes osseointegrados (unitário/múltiplos - Neodent) e próteses dentárias sobre implantes na Faculdade Ilapeo.
Relato do caso
A primeira paciente, apresentava Classe II esquelética, desvio de linha média inferior de 2 mm, ausência do dente 25 e indicação de extração de raiz na região do 15. Foi planejado a distalização dos molares, para adequação dos espaços protéticos para os implantes, e retração dos dentes anteriores. O tratamento ortodôntico foi finalizado em 8 meses e imediatamente seguido pela reabilitação oral, devolvendo a função e estética do paciente. O segundo paciente, um rapaz de 29 anos, com perdas múltiplas tanto no arco inferior lado esquerdo como no superior direito, desvio de linha média, mordida de topo anterior e espaçamentos generalizados. O planejamento ortodôntico virtual indicou 29 etapas, o que representa 14 meses e meio de tratamento. Ao final da movimentação ortodôntica foram realizados os implantes dentários e instalação das próteses provisórias implantossuportadas.
Conclusão ou Considerações finais
Em ambos os casos o tratamento interdisciplinar foi bem-sucedido, melhorando significativamente a oclusão, estética, e qualidade mastigatória dos pacientes em curto tempo de tratamento. O uso dos alinhadores é uma abordagem simples e eficiente para tratamentos de más oclusões associado a reabilitações orais implantossuportadas.
Palavras Chave
Reabilitação Oral; Ortodontia; Alinhadores Transparentes; Implantes Dentários
Área
Neodent Expertise
Autores
JUNI MURICI FUJISHIMA