Dados do Trabalho
Título
Cirurgia virtualmente guiada simplificando o tratamento em reabilitações extensas: Relato de caso
Introdução
Na implantodontia, o contexto digital representou um avanço na área permitindo a visualização das estruturas anatômicas oriundas da tomografia computadorizada associada ao escaneamento intra-oral, permitindo a realização de planejamento virtual para instalação do implante, tornando as reabilitações mais previsíveis.
Relato de Caso
Paciente do sexo feminino (64), ASA I, com queixa principal associada a supuração dos implantes dentários que possuía e elemento fraturado. Ao exame clínico e radiográfico, apresentava perda das estruturas de suporte nas áreas enxertadas. Os elementos dentários remanescentes se encontravam em boas condições assim como, os elementos 11 e 21 que possuíam coroas cimentadas sobre implantes.
Optou-se pela explantação dos implantes comprometidos e novo planejamento protético reverso. Após 8 meses da explantação iniciou-se o planejamento e com o estudo da DVO, concluiu-se que essa medida não precisava ser alterada.
Nesse contexto, foi de extrema importância o planejamento virtual, visto que o prognóstico de nova intervenção associada a enxertos era desfavorável.
Realizou-se escaneamento intra-oral associado a um novo exame tomográfico e planejamento com Software Codiagnostics. Guia cirúrgico foi confeccionado e implantes Neodent®Helix G.M instalados. Após 60 dias foi realizada reabertura, seleção dos componentes protéticos e instalação das próteses provisórias parafusadas.
Conclusão ou Considerações finais
A técnica guiada possibilitou uma reabilitação assertiva sem necessidade de novos enxertos ósseos e preservando elementos dentários e implantes em boas condições. A utilização da técnica cirúrgica guiada se mostrou uma alternativa favorável, diminuindo a morbidade do tratamento e proporcionando maior previsibilidade.
Área
Geral
Autores
Laura Guimarães Batistela Faco, Érika Romanini