Dados do Trabalho
Título
Avaliação Da Incidência De Sinusite Associada A Implantes Ancorados No Osso Zigomático- Revisão Sistemática
Introdução
A utilização de implantes zigomáticos tem se tornado uma terapia cada vez mais acessível para os pacientes que necessitam de reabilitação de maxila atrófica, cuja qualidade e quantidade óssea não permitem a instalação de implantes convencionais. Dentre as principais complicações relacionadas a instalação de implantes zigomáticos a sinusite e as infecções sinusais são as mais relatadas.
Objetivos
Este trabalho de revisão sistemática avaliou um total de 25 artigos que foram publicados entre 2005 e 2019, incluindo um total de 2423 implantes zigomáticos instalados em 1050 pacientes, com idades variando entre 48 e 63 anos, e teve como objetivo apresentar a incidência da sinusite após a instalação de implantes zigomáticos.
Material e Métodos
Este trabalho de revisão sistemática avaliou um total de 25 artigos que foram publicados entre 2005 e 2019, incluindo um total de 2423 implantes zigomáticos instalados em 1050 pacientes, com idades variando entre 48 e 63 anos
Resultados
Nove estudos não apresentaram ocorrência de sinusite e nos outros 16 artigos foram observados uma incidência com variabilidade de 1,85% a 92,5%, sendo que a sua maior incidência esteve relacionada principalmente com a técnica de instalação intrassinusal.
Conclusão
O presente estudo deve ser interpretado com cautela pois foi baseado principalmente em estudos observacionais com riscos críticos de vieses. Portanto mais estudos controlados randomizados são necessários para melhor compreensão.
Palavras-Chave
Implante zigomático, Sinusite, Maxilas Atróficas, Revisão Sistemática
Área
Neodent Expertise
Autores
Erton Massamitsu MIYASAWA