Dados do Trabalho
Título
Área estética com lesões císticas: abordagem seriada com enxerto e implante
Introdução
Acidentes em crianças e jovens é algo não raro e que nunca deixarão de existir na odontologia. Podemos destacar diversos tipos de lesões que podem acometer a região orofacial. Na dentição permanente, a lesão dentária mais grave pode ser considerada a perda dentária com perda de estrutura óssea alveolar circundante.
Relato do caso
O objetivo deste trabalho é relatar um caso de uma paciente do sexo feminino, 18 anos com acometimento de uma lesão cística pós trauma envolvendo a região dos dentes 11, 12 e 13, com grande perda de estrutura alveolar. Para este caso foi sugerido a extração de maneira seriada para evitar mais perda de estrutura óssea. O plano de tratamento foi iniciado com a extração do dente 12 associado a Regeneração Óssea Guiada com enxerto 100% xenógeno (Cerabone, Straumann) e membrana absorvível (Jason, Straumann). Após 6 meses realizou-se a instalação do implante na região do dente 12. O dente 11 também seria removido, mas neste momento foi observado que houve formação óssea com o enxerto realizado para o dente 12. Após 2 anos, foi feito aumento de coroa clínica para finalização estética, e foi evidenciado a reconstrução total de uma nova parede óssea e a provável formação de anquilose no elemento 11.
Conclusão ou Considerações finais
Concluímos que a abordagem utilizada de tratamentos conservadores, seriados, regenerativos e com uso de bons biomateriais, podem e devem ser levados em consideração, e que nem sempre os tratamentos em único estagio é onde conseguimos os melhores prognósticos e resultados.
Palavras Chave
enxerto ósseos, implante área estetica, tratamento seriado, aumento de coroa clínica.
Área
Neodent Expertise
Autores
THALES DE CASTRO