Dados do Trabalho
Título
Efeito da espessura da cerâmica na atenuação de luz, grau de conversão, dureza Knoop e módulo de elasticidade de quatro materiais de cimentação
Introdução
O processo de fotoativação é um dos procedimentos mais importantes para garantir o sucesso e longevidade dos materiais resinosos. A polimerização ativada pela luz pode ser afetada por diversos fatores, como composição, espessura e cor da cerâmica.
Objetivos
Avaliar o efeito da espessura da cerâmica de dissilicato de lítio na transmissão de luz pela cerâmica e o grau de conversão, a Dureza Knoop e o modulo de elasticidade de 4 materiais de cimentação resinosos com diferentes fotoiniciadores.
Material e Métodos
Três cimentos resinosos: RelyX Veneer, Allcem Veneer APS , Variolink Esthetic LC e uma resina flow TF, Tetric N-Flow foram todos fotopolimerizados por 20s. A irradiância (mW/cm2) e o espectro de emissão (mW/cm2/nm) de uma unidade de luz LED de amplo espectro foram medidos diretamente sobre o material de cimentação (controle) e através de 0,3, discos de dissilicato de lítio de 0,7 e 1,0 mm de espessura. O efeito da espessura da cerâmica no DC, KH e E foi comparado.
Resultados
O fotopolimerizador liberou 26,1 J/cm2 na superfície e 6,2 J/cm2 na cerâmica de 1,0 mm de espessura. O perfil do feixe de irradiância mostrou que a distribuição de luz do LED era relativamente homogênea. A irradiância e a potência radiante espectral diminuíram significativamente com o aumento da espessura da cerâmica e houve significativa diferença na dureza.
Conclusão
O aumento da espessura da cerâmica reduziu muito e exponencialmente a irradiância. Essa redução foi mais pronunciada nos comprimentos de onda curtos, alterando a Dureza Knoop do VE.
Palavras-Chave
LED, fotopolimerizador, fotoiniciador, cimento resinoso, espessura da cerâmica
Área
Neodent Expertise
Autores
Julia Dantas Mazao