Dados do Trabalho
Título
Sucesso clínico e radiográfico de reabilitação em área estética com implantes em zircônia
Introdução
Nos últimos 25 anos atenção especial foi dada ao efeito da modificação das superfícies de zircônia na osseointegração, em estudos experimentais com animais. Esses estudos pré-clínicos revelaram aposição óssea em implantes de zircônia com várias modificações de superfície, jateamento, condicionamento, sinterização e revestimento. Embora os dados pré-clínicos apontem para uma ótima aceitação dos implantes em zircônia em relação ao titânio, a literatura carece de dados clínicos com acompanhamento a médio e longo prazo da reabilitação, especialmente considerando a fabricação por injeção, em duas peças e prevendo estabilidade primária para provisionalização imediata.
Relato do caso
O caso clínico descreve o tratamento de uma paciente com grande expectativa estética e ausência dos elementos dentários 22 e 24, destacando-se a área do 22, com pouca espessura óssea e rebordo cicatrizado. O objetivo foi descrever os resultados clínicos e radiográficos de 18 meses de acompanhamento de dois implantes de zircônia moldada por injeção, de duas peças, e coroas unitárias imediatas, além de descrever todo o planejamento e trabalho estético e funcional executado na região de pré-maxila.
Conclusão ou Considerações finais
O trabalho mostrou sucesso clínico e radiográfico ao longo de 18 meses, por meio de estabilidade do implante, ausência de sinais de peri-implantite, osseointegração completa do implante, manutenção do nível ósseo marginal e excelente estética dos tecidos moles, sem nenhuma complicação protética. A reabilitação estética e funcional contribuiu para o bem-estar psíquico e emocional da paciente, além de devolver estabilidade oclusal, por meio de guia canino e adequada protrusão dos dentes anteriores.
Palavras Chave
Implantes dentários, reabilitação oral, zircônia
Área
Neodent Expertise
Autores
PAOLA REBELATTO ALCANTARA