Dados do Trabalho
Título
Mucosa queratinizada peri-implantar: imprescindível ao longo do tempo?
Introdução
O tecido queratinizado ao redor de dentes já tem a sua importância consolidada na literatura e , até pouco tempo atrás, a relevância da presença deste tecido ao redor de implantes ainda era controversa. Com uma revisão da literatura nas bases de pesquisa comprova-se, por meio de cinco revisões sistemáticas com metanálise nos últimos cinco anos, que não há mais dúvida a respeito dos créditos dados ao tecido queratinizado peri-implantar. Tais benefícios chegam até a favorecer a biomecânica a longo prazo por minimizar a remodelação óssea ao redor dos implantes. A apresentação contempla também uma discussão a respeito das técnicas e dos tipos de enxertos (livre, desepitelizado e subepitelial) e os resultados apontados pela literatura.
Relato do caso
Neste caso clínico, com documentação fotográfica do pré, trans e pós-cirúrgico com acompanhamento de um ano, fizemos enxertos gengivais tanto livre (epitélio e conjuntivo) quanto desepitelizado (conjuntivo) por vestibular e também ao redor (360º) dos implantes. A paciente se queixava de sensibilidade no tecido mole durante a mastigação e higienização nos cinco implantes instalados na região posterior da mandíbula.
Conclusão ou Considerações finais
Este título foi mantido da palestra que ministrei no Summit em dezembro de 2022 na disciplina de Biomecânica do doutorado (ILAPEO), que tem como responsável a professora Dra. Ivete Sartori.
Palavras Chave
mucosa peri-implantar, enxerto de tecido conjuntivo, enxerto gengival livre, saúde peri-implantar
Área
Neodent Expertise
Autores
DENNIS MALTA GUIMARAES