Dados do Trabalho
Título
Reabilitação de maxila com implantes e carga imediata em paciente portador da doença de Parkinson: relato de caso
Introdução
Doença de Parkinson é uma doença degenerativa, progressiva e incurável, de etiologia desconhecida, que atinge principalmente indivíduos entre 40 e 65 anos. Pacientes com Parkinson apresentam manifestações orais, dentais e maxilo-faciais, como sialorreia, xerostomia, dificuldade de adaptação ou uso de próteses dentárias e alterações cognitivas, entre outros. O objetivo desse trabalho foi demostrar por meio de apresentação de caso clínico, a conduta e o protocolo usado de acordo com todas as etapas cirúrgicas e não cirúrgicas, em um paciente com doença de Parkinson para a implantação e carga imediata, e verificar se há ganho de qualidade de vida do paciente.
Relato do caso
Paciente G.C. sexo masculino, 58 anos, portador da doença de Parkinson, compareceu a clínica com queixa de grande mobilidade dentária na arcada superior, com expressivo comprometimento na alimentação, fala e qualidade de vida. Foram realizados exames pré-operatórios, planejamento protético reverso, a cirurgia foi realizado mediante anestesia local em combinação com sedação intravenosa, para a então instalação de 6 implantes Neodent na região de maxila com carga imediata de prótese implantossuportada.
Conclusão ou Considerações finais
A reabilitação oral com implantes em paciente com doença de Parkinson apresenta muitos benefícios, é uma opção a ser considerada para esses pacientes. O paciente com doença de Parkinson foi tratado com sucesso na instalação de implantes e prótese implantossuportada. De acordo com o tratamento fornecido, foi verificado que o paciente voltou a se alimentar de maneira eficaz, conferindo a ele ganho em qualidade de vida.
Palavras Chave
reabilitação de maxila; doença de parkinson; qualidade de vida.
Área
Neodent Expertise
Autores
STEFANY BOMM