6º NEODENT CONGRESS

Dados do Trabalho


Título

Carga imediata posterior com sistema de implantes de zircônia de duas peças: Relato de caso

Introdução

Avanços significativos dos materiais dentários tornaram a zircônia em um material atraente no campo da implantodontia como um possível substituto ao titânio. Nesse sentido, a zircônia estabilizada com ítria destaca-se por exibir propriedades mecânicas apropriadas, com alta resistência à flexão e tenacidade à fratura, sendo capaz de resistir às forças mastigatórias (CAAE: 60496822.7.0000.5259).

Relato do caso

Mulher, 42 anos, com histórico de dor no primeiro molar esquerdo superior. Ao exame clínico observou-se pouca estrutura coronária, com presença de lesão cariosa e traço sugestivo de fratura que se estendia à nível radicular. A tomografia confirmou a fratura e a exodontia foi indicada. As raízes do elemento 16 foram seccionadas e a exodontia realizada de maneira atraumática. Um implante de zircônia 4.3x13mm foi instalado no septo (nível ósseo) com torque de inserção de 45Ncm, seguido pelo preenchimento do alvéolo com substituto ósseo Maxresorb® (Straumann®). Um Pilar CR de zircônia (4,5x5,0x2,5mm) foi instalado no local e uma provisória imediata de resina fotopolimerizável confeccionada e fixada sobre o mesmo. Após três meses, paciente retornou para confecção do trabalho definitivo (dissilicato de lítio). Em 8 meses, observou-se estabilidade dos tecidos moles e duros.

Conclusão ou Considerações finais

O sistema de implantes de zircônia de duas utilizado no presente estudo, mostrou-se seguro e confiável para reabilitação de dentes posteriores unitários, não apresentando nenhuma complicação clínica e biológica ao longo de 8 meses de acompanhamento.

Palavras Chave

Implantes de duas peças: Implantes cerâmicos; Carga imediata

Área

Geral

Autores

Alexandre Marques Paes Siva, Dennis de Carvalho Ferreira, Estevão Ribeiro Milanos, Francisco Augusto Horta dos Santos, Daniel de Moraes Telles, Eduardo José Veras Lourenço