Dados do Trabalho
Título
Pilar de zircônia angulado na correção do posicionamento de implante cerâmico inclinado: Relato de Caso
Introdução
Os implantes cerâmicos de duas peças proporcionam maior versatilidade protética, permitindo a utilização de pilares angulados com o intuito de melhorar o posicionamento tridimensional do implante em áreas onde um pilar reto não é indicado (CAAE: 60496822.7.0000.5259).
Relato do caso
Homem, 53 anos, saudável, com queixa de mobilidade e dor no primeiro pré-molar superior direito. Ao exame clínico foi observado que o trabalho protético em metalo-cerâmica estava solto e uma fratura radicular foi confirmada. Com o auxilio de uma tomografia computadorizada, o planejamento foi realizado visando inclinar o ápice do implante para a mesial, em direção a raiz do canino, com objetivo de não invadir o seio maxilar. A exodontia foi realizada e o alvéolo curetado. A sequência de fresagem foi realizada de acordo com o fabricante e um implante de zircônia 4.3x10mm (Neodent Zi) foi instalado a nível ósseo com torque de 35Ncm. O alvéolo foi preenchido com substituto ósseo Maxresorb® (Straumann®) e em seguida, um Pilar CR 4,5x5,0x1,5 angulado 17 graus foi instalado junto a uma coroa provisória em resina fotopolimerizável que foi confeccionada e instalada sobre o mesmo.
Conclusão ou Considerações finais
Seis meses de acompanhamento, o paciente encontra-se com a provisória no local, com estabilidade dos tecidos moles e duros, sem nenhuma complicação biológica. O sistema de implantes de duas peças cerâmicos apresenta flexibilidade protética que não é possível ser alcançada nos implantes de corpo único.
Palavras Chave
Implantes inclinados; Implantes de duas peças; Implantes ceramicos
Área
Geral
Autores
Alexandre Marques Paes Silva, Mayla Kezy Silva Teixeira , Francisco Augusto Horta dos Santos, Dennis de Carvalho Ferreira, Lissya Tomaz da Costa Gonçalves, Eduardo José Veras Lourenço